São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toyota e Honda afirmam que recall não atinge Brasil

Pesquisa nos EUA revela que 27% dos clientes não recomprarão Toyota

DA REDAÇÃO

Em meio a problemas de qualidade, as japonesas Toyota e Honda afirmaram na semana passada que o recall que atingiu os veículos na Europa, nos EUA e no Japão não se aplica aos modelos vendidos no Brasil.
Em nota, a Honda informa que o recall dos Accord, CR-V e Civic só vale para os modelos com SRS (Sistema de Retenção Suplementar) do airbag.
Os veículos comercializados no Brasil apresentam bolsa de ar do tipo simples estágio e não oferecem risco de abertura involuntária, afirma a Honda.
A Toyota está numa situação mais delicada. Seu presidente, Akio Toyoda, pediu desculpas na semana passada após relutar em assumir os problemas de fabricação dos seus carros.
Ao todo são cerca de 8,5 milhões de unidades com potenciais problemas no freio (Prius) ou no acelerador -Corolla, Camry, RAV4, Matrix, Avalon, Highlander, Tundra e Sequoia (veja explicação ao lado).
Nos EUA, uma pesquisa da Kelley Blue Book mostra que 27% dos compradores de Toyota usados afirmaram que mudarão de marca -para Ford, Chevrolet, Hyundai ou Honda.
O estudo estima que o preço de revenda dos carros atingidos pelo recall pode cair até 3%.
No Brasil, revendedores da Toyota afirmam que a imagem da marca se manteve inalterada, não houve queda nas vendas nem depreciação dos usados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Após Detroit, grandalhões voltam à cena em Chicago
Próximo Texto: Volkswagen: Novo Gol e Voyage têm recall
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.