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peças & acessórios
Amarok traz freio ABS específico para terra
Sistema antitravamento da Volkswagen permite que os pneus travem suavemente e encurtam a frenagem
DO ENVIADO ESPECIAL A BARILOCHE
Os alemães deixaram a cerveja e o joelho de porco de lado
e apostaram em uma sopa de
letrinhas para encarar a Toyota
Hilux. A Volkswagen investiu
em tecnologia e tornou a Amarok competitiva no disputado
mercado de picapes médias.
Várias siglas no catálogo se
traduziram em eficientes sistemas eletrônicos na pista de teste, agora montados pela Volks
na região sul da Argentina.
Um deles é o freio ABS específico para terra. Quando o botão "off-road" é acionado, os
equipamentos se adaptam ao
percurso na terra.
"Um sistema eletrônico entende que o carro está em um
piso de terra e, atuando em intervalos predeterminados, interrompe o antitravamento das
rodas com ABS. Isso forma uma
espécie de calço de frenagem
com a terra acumulada na frente dos pneus", explica Wolfgang Schreiber, diretor de engenharia da Volkswagen.
Segundo a montadora, o sistema "reduz significativamente a distância de frenagem, dependendo da situação".
Durante o teste feito pela reportagem a 60 km/h na terra, a
Amarok parou cerca de 5 m antes com o ABS "off-road".
O controle de estabilidade
(ESP) também se adapta aos diferentes tipos de terreno e corrige as derrapagens.
Rampas
O assistente eletrônico de
descidas (HDA) controla a frenagem do carro em descidas íngremes e a menos de 30 km/h.
Para subidas, um assistente
eletrônico de saída em inclinações acentuadas (HHA) impede o recuo do veículo por três
segundos, sem o pé no freio.
Além do bloqueio eletrônico
tradicional nas quatro rodas, a
Amarok é a única com bloqueio
mecânico do diferencial traseiro ao engatar a reduzida.
"Antes o cliente buscava capacidade de carga e potência.
Nos últimos anos, aspectos como conforto e design passaram
a ser importantes. Agora, é a
vez da tecnologia", avalia
Carlos Leite, gerente de marketing da VW para a Amarok.
A montadora ainda faz mistério sobre o preço, mas admite
que acompanhará o da rival Toyota Hilux, hoje variando de
R$ 89 mil a R$ 120 mil.
(RICARDO RIBEIRO)
O jornalista viajou a convite da Volkswagen, que
cedeu a Amarok para avaliação
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