São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

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peças & acessórios

Amarok traz freio ABS específico para terra

Sistema antitravamento da Volkswagen permite que os pneus travem suavemente e encurtam a frenagem

DO ENVIADO ESPECIAL A BARILOCHE

Os alemães deixaram a cerveja e o joelho de porco de lado e apostaram em uma sopa de letrinhas para encarar a Toyota Hilux. A Volkswagen investiu em tecnologia e tornou a Amarok competitiva no disputado mercado de picapes médias.
Várias siglas no catálogo se traduziram em eficientes sistemas eletrônicos na pista de teste, agora montados pela Volks na região sul da Argentina.
Um deles é o freio ABS específico para terra. Quando o botão "off-road" é acionado, os equipamentos se adaptam ao percurso na terra.
"Um sistema eletrônico entende que o carro está em um piso de terra e, atuando em intervalos predeterminados, interrompe o antitravamento das rodas com ABS. Isso forma uma espécie de calço de frenagem com a terra acumulada na frente dos pneus", explica Wolfgang Schreiber, diretor de engenharia da Volkswagen.
Segundo a montadora, o sistema "reduz significativamente a distância de frenagem, dependendo da situação".
Durante o teste feito pela reportagem a 60 km/h na terra, a Amarok parou cerca de 5 m antes com o ABS "off-road".
O controle de estabilidade (ESP) também se adapta aos diferentes tipos de terreno e corrige as derrapagens.

Rampas
O assistente eletrônico de descidas (HDA) controla a frenagem do carro em descidas íngremes e a menos de 30 km/h.
Para subidas, um assistente eletrônico de saída em inclinações acentuadas (HHA) impede o recuo do veículo por três segundos, sem o pé no freio.
Além do bloqueio eletrônico tradicional nas quatro rodas, a Amarok é a única com bloqueio mecânico do diferencial traseiro ao engatar a reduzida.
"Antes o cliente buscava capacidade de carga e potência. Nos últimos anos, aspectos como conforto e design passaram a ser importantes. Agora, é a vez da tecnologia", avalia Carlos Leite, gerente de marketing da VW para a Amarok.
A montadora ainda faz mistério sobre o preço, mas admite que acompanhará o da rival Toyota Hilux, hoje variando de R$ 89 mil a R$ 120 mil.
(RICARDO RIBEIRO)


O jornalista viajou a convite da Volkswagen, que cedeu a Amarok para avaliação


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