São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em motos, freio sem ABS pode ser mais eficiente na terra

DA REDAÇÃO

O freio ABS tem comportamento diferente nas motos. É mais útil no asfalto molhado do que na estrada de terra.
Os sensores de monitoramento do atrito dos pneus costumam ficar perdidos quando a moto anda em terra ou lama.
Para evitar o travamento dos pneus, às vezes, permitem que as rodas girem sem muita atuação das pinças de freio.
Por isso, as motos da BMW, uma das primeiras a adotar o sistema antitravamento, têm um botão para desligar o ABS na terra. "Se o piloto souber frear sem o ABS, reduzirá a distância de frenagem em pisos com menos aderência", explica Maurício Fernandes, instrutor do curso BMW Rider Training.
Segundo ele, a frenagem mais eficiente -e não mais segura- ocorre quando se trava o pneu traseiro, pois a terra acumulada na frente aumenta o arrasto. "Já o freio dianteiro exige mais cuidado. Se travar, solte o manete. A roda da frente volta a girar e evita que a moto tombe", aconselha Fernandes.

Honda
Mesmo assim, a Honda lançou há pouco a moto de uso misto XRE 300 com um freio ABS permanente.
"Não é possível desligá-lo. Mas o sistema tem um tempo de pressurização mais rápido e com ciclo de atuação do ABS mais curto, o que permite ótimo desempenho na terra", afirma Alfredo Guedes, engenheiro da Honda.
A XRE ainda traz o CBS (sigla em inglês para sistema combinado de freios). Inaugurado em 1997 na CBR 1100 XX, o CBS distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira e equilibra a frenagem.
Na prática, o ABS e o CBS deixaram a XRE mais segura e muito mais cara. A versão standard passou de R$ 12.890 para R$ 15.390 -19,4% a mais.
Na CB 600 F Hornet, o ABS encarece a moto em 10% (sobe de R$ 33.260 para R$ 36.680).
(FABIANO SEVERO)


Texto Anterior: Peças & acessórios: Amarok traz freio ABS específico para terra
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.