São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

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Cartas

Revisão da Xsara
"Tenho um Xsara Picasso ano 2007. Ao levá-lo à revisão de 30 mil quilômetros, fui surpreendido com um orçamento de R$ 4.800. Como a Citroën convence um cliente a comprar um carro da marca com essa manutenção exorbitante?"
José Rubens de Mello (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Além da revisão, conforme indica o manual do proprietário, o cliente solicitou outros serviços, como troca de amortecedores, discos e válvulas, que são compatíveis com o modelo 2007."

Réplica do leitor - "Foi a revenda que indicou o que deveria ser trocado. Achei um absurdo o desgaste de todas essas peças em um carro pouco rodado."

Embreagem do Polo
"Tenho um Polo com 13.370 quilômetros, que apresentou problemas no engate das marchas e precisou ser guinchado à Original. O diagnóstico foi desgaste na embreagem, mesmo em um carro com pouco tempo de uso. Escrevi para a Volkswagen questionando o reparo sem garantia e não obtive resposta."
Massaaki Wassano (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Além de o veículo ter ultrapassado o período contratual de garantia, o inconveniente observado não se caracteriza como falha de fabricação ou de material do nosso produto, motivo pelo qual o atendimento foi recusado."

Motor do Civic
"Possuo um Civic 2009 com 4.500 quilômetros. O carro já esteve quatro vezes na revenda com falhas no ar-condicionado. Todas as vezes, falaram que isso é normal no motor i-VTEC. Quando as válvulas se abrem, o motor sofre um buraco, provocando as falhas. Estou insatisfeito com o carro e com a característica do motor."
Fábio Bellizia Maluf (São Paulo, SP)

Resposta da Honda - "O veículo foi avaliado e não foi detectada nenhuma falha de montagem, de material ou de fabricação."

Câmbio do Ka
"No final de abril, comprei um Ka. Nos primeiros dias, notei um barulho ao engatar a marcha a ré. Entrei em contato com a Frei Caneca, que argumentou que o veículo não tinha nada. Em novembro, levei o carro para fazer a revisão e vi que ele estava com problemas nos freios. Disseram novamente que o veículo estava perfeito. Quando levei o carro à Lemar, arrumaram o freio e disseram que todos os Ka estariam com esse mesmo barulho."
Douglas Menezes do Valle (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "A questão se encontra em andamento, para que seja solucionada." Réplica do leitor - "Não resolveram nada. Estão enrolando para trocar o câmbio. Entrei com uma ação na Justiça pedindo a troca do veículo."

Atendimento Original
"Em novembro, fui retirar um Polo na autorizada Original, mas não estava pronto. Quando fui retirar o carro em dezembro, o documento não estava disponível. Não quis levá-lo sem o documento. Comentei com um funcionário que não era a primeira vez em que eu era mal atendida na Original. Para minha surpresa, ele respondeu que, se eu quisesse, não precisava voltar lá. Poderia procurar outra revenda na cidade de Cruzeiro, a 130 km."
Taís Vendrame (São José dos Campos, SP)

Resposta da Volkswagen - "Estamos fazendo uma apuração dessa ocorrência com o concessionário e tomaremos medidas para esclarecer a questão."

Assistência Renault
"Tenho um Mégane 1.6 que apresentou pane elétrica com menos de um mês de uso. Acionei o Renault Assistance, mas o chaveiro não estava treinado para abrir a porta do veículo e demorou mais de uma hora. Nesse tempo, o carro teve a lataria da porta danificada pelo arrombamento. O carro foi guinchado à concessionária, que passou o orçamento à Renault no dia 27 de janeiro. Até hoje não tive retorno."
Solange Rodrigues (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "O veículo foi reparado sem custo para a cliente. Para amenizar o transtorno, oferecemos um bônus que poderá ser utilizado em qualquer revenda da marca."

Réplica da leitora - "O carro ficou na Itavema por duas semanas para o reparo. Preferia não ter o bônus, e o carro, em funcionamento perfeito."


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