São Paulo, domingo, 14 de março de 2004

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CARTAS

Atenção nos testes da Folha
""Recomendo à leitora Rachel Assad, que reclamou de seu Fiesta, que fique atenta aos testes realizados pela Folha para não ser enganada. O modelo é pequeno, engraçadinho, mas bebe tanto quanto carro grande."
Fernando Antônio Albuquerque Paes (Campos, RJ)

Resposta - A Ford informa que o consumo pode variar de acordo com fatores como forma de condução, percurso, qualidade do combustível, estado de velas e filtros, alinhamento e balanceamento e calibragem correta. A Ford sugere ao leitor que verifique esse tipo de informação em revistas especializadas.

Réplica - Segundo o engenheiro Clovis Teruo Matsumoto, do Instituto Mauá de Tecnologia (que realiza os testes publicados pela Folha), a entidade troca constantemente informações com os engenheiros das montadoras, para checar a coerência dos dados que levanta. 0Os percursos utilizados para a obtenção dos dados de consumo são padronizados, para que seja possível comparar os veículos. O instituto utiliza apenas combustível com certificação. A única intervenção é a calibragem dos pneus de acordo com o manual. 0Os veículos são cedidos pelas montadoras, que se responsabilizam por fornecer um modelo em condições de ser avaliado. Se isso não ocorre, o carro é devolvido com um relatório. 0Os equipamentos utilizados são Pierburg PLU 116H, para medir consumo, e Datron Microsat, para velocidade e deslocamento. São os mais empregados e renomados do mercado.
 

Kia não é mico
""Manifestamos nossa indignação em relação à matéria intitulada "Lojistas traçam o mapa da mina para evitar micos", publicada no dia 8 de fevereiro. A reportagem diz que todos os veículos da Kia Motors são classificados como micos. Além disso, há evidente desconhecimento quando o repórter menciona que a dificuldade em achar peças também ajuda a diminuir o interesse por algumas marcas. Em relação à tabela classificatória de micos, informamos que a Kia Besta e o Kia Sportage, respectivamente com 65 mil unidades e 16 mil unidades comercializadas, a partir de janeiro de 1993, são dois dos veículos importados de maior sustentação de preços no mercado secundário. No caso específico do Kia Sportage Diesel Intercooler, aliás, há falta do produto no mercado secundário. Informamos que a Kia Motors do Brasil, com estoque de peças originais da ordem de R$ 50 milhões, é, seguramente, a importadora com o menor índice de reclamações."
José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors (Jundiaí, SP)

Resposta do repórter Marcelo Pizani - A reportagem reproduziu a opinião e a experiência dos lojistas, adquirida em anos de observação do mercado. Todos são veteranos, e esse foi um dos critérios para escolher os entrevistados. É possível, no entanto, que algum modelo da fábrica citada seja uma exceção, mas, em geral, os lojistas se referiam mais a marcas do que a modelos.
 

Doblò cheio de problemas
""Adquiri um Doblò ELX 1.6 16V, em março do ano passado, na revenda Boas Marcas. O carro já apresentou estalos na suspensão, acelerador que prende e vários defeitos de acabamento. Em novembro, levei o veículo à Da Vinci. Esperei uma semana pela chegada de peças para os bancos, mas, como não vieram, retirei o veículo. Menos de um mês depois, o ar-condicionado voltou a dar defeito, e o banco do motorista passou a não travar. Em janeiro, na volta de uma viagem, o carro apagou. Seguindo instruções do manual, troquei o líquido de arrefecimento. Agora, o veículo parou de trocar as marchas com o motor ligado. Acionei o Confiat para guinchar o carro até a Da Vinci, e os técnicos constataram que o platô da embreagem quebrou e que a fábrica não autoriza a troca da peça em garantia."
Maria de Fátima Taretto (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat afirma que o carro foi reparado pela Da Vinci e entregue no dia 17 de fevereiro.

Réplica - A leitora diz que a Fiat liberou o conserto em garantia.


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