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peças & acessórios
LEDs chegam aos fachos dos faróis do A8
Sedã da Audi ilumina mais e pode até "ver" carro no sentido contrário
RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A MUNIQUE
Um tapete branco recobre os
arredores da maior cidade do
sul da Alemanha. Audi, BMW e
Mercedes se multiplicam do
aeroporto até a Odeonsplatz, a
rua Oscar Freire de Munique.
Cobertos de neve, todos os
carros até parecem iguais. Dois
pontos brilhantes, porém, distinguem o novo Audi A8.
As lanternas, os faróis baixos
e as setas são formados por 32
LEDs brancos e outros 22 amarelos, em arcos com formato de
um chifre de touro.
Até os faróis altos, antes de
xenônio, são gerados por quatro LEDs cada um.
"Funciona tudo em uma única peça, o que é mais eficiente.
Sem as luzes de neblina no para-choque, o espaço foi liberado para a engenharia colocar os
sensores do controlador de velocidade adaptativo", explica
Stephan Berlitz, chefe de tecnologia de iluminação da Audi.
Eles identificam os obstáculos para o sistema reduzir e retomar a velocidade automaticamente na estrada.
O computador de bordo configura o conjunto para iluminar
melhor de acordo com a localização do carro, controlado pelo
sistema de navegação MMI.
Uma câmera na dianteira
ainda exibe imagens em contraste no painel, em modo "visão noturna". Ela também detecta a aproximação de um carro no sentido contrário, abaixa
o farol do lado esquerdo e mantém o da direita. Sozinho, sem a
interferência do motorista.
No interior do A8, finas linhas com LEDs fazem uma iluminação indireta tão requintada como o acabamento, nas opções polar, marfim ou rubi.
Ao destravar o carro, as luzes
acendem gradualmente da
dianteira para a traseira, crescendo com as linhas do veículo.
O motorista agradece
"Ao abrir a porta, uma luz no
assoalho projeta um tapete de
boas vindas", explica Berlitz.
O MMI baixa músicas e a
agenda do iPhone, e interage
com a conta do Google.
Para uma busca, há um
"touchpad" (como um mouse
de laptop). O difícil é se acostumar a escrever sem olhar.
Dirigindo o A8, é fácil entender o entusiasmo do personagem de Jason Statham no filme
Carga Explosiva -e olha que
ele dirigia o antigo A8.
O volante preciso e a boa dirigibilidade garantem prazer na
direção como poucos. Na autoban, a injeção direta de combustível FSI enche os oito cilindros em "V" para o motor 4.2 liberar os 372 cv de potência.
Logo atinge 220 km/h.
O gelo na pista e a prudência
recomendam pressionar o freio
antes mesmo de o alemão se limitar eletronicamente aos 250
km/h, como manda o figurino.
Na curva, porém, ainda vale
deixar escapar um pouco a traseira, só para sentir a eletrônica
ajeitando o carro para você.
Quando outros faltam com a
prudência, o emblema "quattro" na grade mostra que não é
enfeite. A tração integral distribui o torque entre os eixos para
manter a estabilidade.
Ainda assim, muitos proprietários sentarão no banco traseiro. Os 5 m de comprimento garantem conforto, com direito a
luzes de leitura individuais.
O A8 chega ao Brasil em julho
custando R$ 550 mil. O sistema
de navegação e os faróis de
LEDs podem ser opcionais.
O jornalista viajou a convite da Audi
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