São Paulo, domingo, 14 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Cidade mineira multa carro sujo para proteger obras de Aleijadinho

DE SÃO PAULO

A cidade de Congonhas do Campo (MG), a 75 km de Belo Horizonte, declarou guerra à poeira. Motoristas que forem flagrados circulando com veículos sujos pela cidade poderão ser multados em R$ 85 e perder três pontos na CNH, de acordo com um decreto editado pelo prefeito.
A justificativa é que os resíduos causam risco à saúde dos moradores e ao patrimônio histórico local, tombado pela Unesco, que inclui esculturas feitas por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Os principais alvos são a poeira e a lama de minério de ferro, geradas por mineradoras da região. Segundo a prefeitura, o serviço de limpeza urbana recolhe cerca de sete toneladas do material por dia.
A norma, porém, não se restringe a esse tipo de pó -sua referência, mais abrangente, é à "deposição de resíduos sólidos (restos de minérios e outros produtos)". Policiais militares e agentes municipais serão os fiscais.
(RR)


Texto Anterior: Alta voltagem
Próximo Texto: Novo i30 será apresentado em salão europeu
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.