São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2008

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Nervos à flor da pele

Preço R$ 94 mil menor que o do BMW M3 faz o Mercedes C63 AMG vencer um duelo em que ambos levam pouco mais de 5s para atingir os 100 km/h

Marcelo Justo/Folha Imagem
M3 (à esq.) e C63 têm relevos no capô para acomodar motores V8 com mais de 400 cv

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando a quarta geração do BMW M3 nasceu, no Salão de Frankfurt de 2007, suas linhas fluidas saltavam aos olhos de centenas de jornalistas, que nem sabiam o que dizer.
"Eles [BMW] conseguiram", arriscou um repórter da revista alemã "Auto Motor und Sport", enquanto afagava o volante de couro e o logotipo "M" tricolor.
No galpão ao lado, seu rival Mercedes-Benz C63 AMG, branco como o M3, também debutava, num mezanino da divisão esportiva da marca. Mas despertava só um "ok, legal!".
Um telão mostrava suas peripécias em Nürburgring, o "pai" de todos os circuitos. O piloto ora desligava o ESP (controle de estabilidade), ora acionava para Sport, modo que troca as marchas com uma velocidade 30% superior ao do Comfort. E provocava derrapagens de traseira de dar frio na barriga.
Era tudo o que a BMW não queria: um AMG enfim páreo para o M3, que sempre se orgulhou de ter "apenas" seis cilindros em linha e mais vigor do que a maioria dos V8.
Pela primeira vez, o M3 ganhava oito cilindros de presente da equipe BMW Sauber de F-1. Daí vêm 420 cv (cavalos).
Vem também o medo de encarar o motor V8 de 6.208 cm3 do E63 amansado para o C. O câmbio automático de sete marchas com trocas seqüenciais no volante é o mesmo.
Há tanta força que nem precisavam espalhar logotipos "6.3" nos pára-lamas. São 457 cv e 61 kgfm de torque -20 kgfm a mais que o BMW, ou um Honda Civic Si de diferença.

Cinco segundos
Seus pneus traseiros 255/35 R18 destracionam muito e não dispensam o M3 nas arrancadas, que leva 5,1s de 0 a 100 km/h. No teste Folha-Mauá, só perde para os Audi RS4, R8 e RS6. O C63 fez 5,4s.
O M3 é mais leve -1.655 kg contra 1.730 kg do C63- e tem ajuste eletrônico de chassi. Basta apertar a tecla "M" no volante para definir a velocidade do acelerador e dos controles de estabilidade e de tração.
O "M" até parece que programa seu cérebro, tamanha a velocidade de reação do cupê. A direção e os pedais são mais precisos que os do Mercedes.
Mas o C63 vence pela racionalidade. É divertido e custa R$ 315 mil, R$ 94 mil a menos que o M3 manual de seis marchas. De novo, um Civic Si de diferença, que só vale a pena em janeiro, quando chega o M3 com câmbio de dupla embreagem.


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras

NA INTERNET
www.folha.com.br/082561
veja vídeo de M3 e C63 AMG



INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092




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