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Diesel liberta Range Rover V8 da pecha de poluidor
Jipe da Land Rover gasta menos que Gol e acelera como Mercedes C200
DA REDAÇÃO
Até parece história de pescador, mas um utilitário esportivo consome 8,5 km/l na cidade
e 12,6 km/l na estrada -menos
que um Volkswagen Gol 1.6.
Graças ao diesel, o pescador some, e o mais luxuoso dos Land
Rover consegue a proeza.
Com previsões pessimistas
de que o barril do petróleo chegará a US$ 200, os jipões se tornaram tão perigosos quanto assassinos. O diesel pode ser a alforria -mas, no Brasil, ainda é
raridade, especialmente no
mercado de luxo. Apenas o
Range Rover, seu "irmão" Discovery 3 e o Mercedes-Benz
Classe M o queimam.
Vantagens não faltam. Além
do consumo, o torque de 65,3
kgfm do Range Rover Sport está disponível a apenas 2.000
rpm. Isso significa que tem força em excesso para, por exemplo, rebocar uma lancha.
Ele tampouco faz feio ao acelerar. Segundo o teste Folha-Mauá, chega a 100 km/h em
9,28s. A Land Rover aponta o
tempo de 7,6s para o motor a
gasolina, que a fábrica diz consumir 4,4 km/l na cidade.
E um carro que custa a partir
de R$ 275 mil não poderia deixar de ser bem equipado. Na
versão SE, há teto solar elétrico, ar-condicionado digital, faróis de xenônio, tecnologia
Bluetooth, seis alto-falantes.
Segurança na lama
Nem o peso de 2.455 kg
transforma o Range Rover num
monstro assassino. É equipado
com freios a disco nas quatro
rodas -os dianteiros são da
Brembo- e letras como ABS
(antitravamento), EBD (distribuição da frenagem) e ARM
(anticapotamento).
Traduzindo em números, ele
requer 53,4 m quando vem a
100 km/h e o motorista pisa
fundo no pedal do freio. Uma
Chevrolet S10 exige 62,3 m.
Ainda que a tradição lameira
da Land Rover seja encarnada
principalmente no Defender, o
Range Rover é equipado para
manter a linha, mesmo que seu
motorista prefira o asfalto.
Esse inglês oferece o Terrain
Response para ajustá-lo para
andar em asfalto, lama, pedra,
grama ou areia. Também há o
Dynamic Response, um sistema que minimiza a inclinação
da carroceria em curvas, mesmo em baixa velocidade.
E aí? Ainda prefere os jipões
a gasolina?
(JOSÉ AUGUSTO AMORIM)
O carro foi cedido para teste pela montadora
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