São Paulo, domingo, 14 de novembro de 2010

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Sobrecarregadas, montadoras credenciam oficina independente

Serviço supre demanda de concessionárias, que não dão conta de atender a frota das marcas

Pesquisa aponta que 17% dos clientes das concessionárias estão insatisfeitos com o atendimento recebido

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Concessionárias sobrecarregadas com serviços de revisão, de manutenção e de atendimento a recalls agora terceirizam vários tipos de reparo e até socorro mecânico.
Como algumas revendas não dão conta da frota da marca, precisam do apoio de pequenas oficinas para agilizar o atendimento.
Uma pesquisa realizada em maio e abril pelo Gipa Brasil (Grupo Interprofissional Automotivo) com 4.000 motoristas que possuíam veículos na garantia apontou que 17% a perderam por não conseguir agendar a revisão nas concessionárias.
As oficinas credenciadas não fazem revisão programada ou recall, mas prestam apoio em pequenos reparos, como o que ocorreu com o assistente de comunicação Paulo Fabricio Ucelli, 34.
Ele pediu socorro à Renault, que acionou a oficina credenciada Ninim Reparações para solucionar um barulho na roda do seu Logan.
"O mecânico detectou que a pastilha estava gasta e que eu poderia fazer a troca no dia seguinte", conta.
Valentim Campeni Filho, dono da oficina, afirma que 90% dos chamados envolvem problemas elétricos por instalação de acessórios.
Alain Tissier, vice-presidente da Renault, diz que a marca tem três lojas parceiras na Grande São Paulo para "atender aos chamados em menor tempo possível".

EXPANSÃO
Tissier comenta que a estratégia de expansão de atendimento de serviços ainda não está definida, mas deve ser feita com as autorizadas.
Oswaldo Jorge Alimento, dono da oficina Cardeal Auto Center, conta que recebe veículos de quatro concessionárias da Citroën para fazer as revisões de seminovos.
"Fazemos uma vistoria completa nos itens de segurança e na parte elétrica, para a concessionária revender o carro com garantia", diz.
A Fiat também credencia oficinas para agilizar os serviços rápidos. "Os mecânicos podem baixar na internet os manuais técnicos de reparação para saber como consertar os carros. Também há um canal direto de vendas de peças originais para as oficinas independentes", afirma Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.


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