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Peugeot lança carro de imagem para crescer
Depois da picape, marca lança "crossover" 3008 turbo; esportivo RCZ chega em 2011
RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A PUERTO IGUAZÚ
(ARGENTINA)
A Peugeot espera fechar o
ano com 2,8% de participação no mercado brasileiro,
vendendo cerca de 90,5 mil
unidades de um total de 3,2
milhões. Para 2011, quando
prevê um mercado de 3,4 milhões de carros, a montadora
espera chegar a 3,2%, com
110 mil emplacamentos.
"A estratégia é entrar em
segmentos em que a marca
não está presente e acelerar a
vinda dos novos produtos",
afirma Guillaume Couzy,
presidente da Peugeot.
A marca estreou (sem muito sucesso) no disputado
mercado de picapes leves
com a Hoggar. O sedã 408 já
começou a ser fabricado na
Argentina e chega em março;
o esportivo RCZ, no segundo
semestre do ano que vem.
Mas o primeiro lançamento da nova safra é a minivan
3008, que a Peugeot insiste
em chamar de "crossover"
por ter maior altura em relação ao solo. Até aponta como
concorrentes os utilitários
Honda CR-V (R$ 88 mil) e Kia
Sportage (R$ 84 mil).
Feito na França sobre a
plataforma da nova geração
do 308, o 3008 não tinha como ser muito barato. Parte de
R$ 79,9 mil na versão Allure,
com oito airbags, freios ABS,
ar-condicionado digital,
controlador de velocidade,
toca-CDs e MP3 e rodas de 17
polegadas. A Grife tem bancos de couro e teto de vidro
panorâmico por R$ 86,9 mil.
AVIÃO
O acabamento é requintado e o 3008 mistura atributos
de monovolume (espaço interno e para-brisa amplos) e
de utilitário esportivo, como
a posição elevada de dirigir e
dianteira robusta.
O motor 1.6, desenvolvido
em conjunto com a BMW, é o
do Mini Cooper S. Tem turbo
e injeção direta para gerar
156 cv. O propulsor teve respostas rápidas na estrada
que leva ao lado argentino
das Cataratas do Iguaçu.
O câmbio automático de
seis velocidades faz trocas
ágeis e sem solavancos, mas
poderia ser o de dupla embreagem, usado no RCZ.
O carro peca por balançar
além da conta. Pelo menos o
controle de estabilidade é de
série e as barras estabilizadoras hidráulicas adicionais na
traseira mantêm o conforto.
Destaque para o display
acima do console que projeta
informações sobre a velocidade, imitando um painel de
aviões de caça.
O 3008 chega às revendas
no sábado. A marca quer
vender 200 carros por mês.
O jornalista viajou a convite da Peugeot,
que cedeu o 3008 para avaliação
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