São Paulo, domingo, 14 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Peugeot lança carro de imagem para crescer

Depois da picape, marca lança "crossover" 3008 turbo; esportivo RCZ chega em 2011

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A PUERTO IGUAZÚ (ARGENTINA)

A Peugeot espera fechar o ano com 2,8% de participação no mercado brasileiro, vendendo cerca de 90,5 mil unidades de um total de 3,2 milhões. Para 2011, quando prevê um mercado de 3,4 milhões de carros, a montadora espera chegar a 3,2%, com 110 mil emplacamentos.
"A estratégia é entrar em segmentos em que a marca não está presente e acelerar a vinda dos novos produtos", afirma Guillaume Couzy, presidente da Peugeot.
A marca estreou (sem muito sucesso) no disputado mercado de picapes leves com a Hoggar. O sedã 408 já começou a ser fabricado na Argentina e chega em março; o esportivo RCZ, no segundo semestre do ano que vem.
Mas o primeiro lançamento da nova safra é a minivan 3008, que a Peugeot insiste em chamar de "crossover" por ter maior altura em relação ao solo. Até aponta como concorrentes os utilitários Honda CR-V (R$ 88 mil) e Kia Sportage (R$ 84 mil).
Feito na França sobre a plataforma da nova geração do 308, o 3008 não tinha como ser muito barato. Parte de R$ 79,9 mil na versão Allure, com oito airbags, freios ABS, ar-condicionado digital, controlador de velocidade, toca-CDs e MP3 e rodas de 17 polegadas. A Grife tem bancos de couro e teto de vidro panorâmico por R$ 86,9 mil.

AVIÃO
O acabamento é requintado e o 3008 mistura atributos de monovolume (espaço interno e para-brisa amplos) e de utilitário esportivo, como a posição elevada de dirigir e dianteira robusta.
O motor 1.6, desenvolvido em conjunto com a BMW, é o do Mini Cooper S. Tem turbo e injeção direta para gerar 156 cv. O propulsor teve respostas rápidas na estrada que leva ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu.
O câmbio automático de seis velocidades faz trocas ágeis e sem solavancos, mas poderia ser o de dupla embreagem, usado no RCZ.
O carro peca por balançar além da conta. Pelo menos o controle de estabilidade é de série e as barras estabilizadoras hidráulicas adicionais na traseira mantêm o conforto.
Destaque para o display acima do console que projeta informações sobre a velocidade, imitando um painel de aviões de caça.
O 3008 chega às revendas no sábado. A marca quer vender 200 carros por mês.


O jornalista viajou a convite da Peugeot, que cedeu o 3008 para avaliação

Texto Anterior: SsangYong rompe padrões, como o Kia Soul
Próximo Texto: Sobrecarregadas, montadoras credenciam oficina independente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.