São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

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peças & acessórios

Tanque vazio é fonte de problema mecânico

Deixar carro sempre na reserva pode queimar bomba e entupir bico

Henrique Manreza/Folha Imagem
CASA DE FERREIRO
O frentista Vanílson da Silva já parou por falta de combustível; "Gastei R$ 26 para um táxi me levar a um posto. Estava com minha família num local desconhecido, fiquei com medo"


FELIPE NÓBREGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A inovação do Volkswagen Fusca, em 1961, foi a instalação do marcador de combustível no painel. Até então, seus usuários precisavam enfiar uma vareta no tanque para fazer a medição.
Os marcadores evoluíram, mas os casos de pane seca proliferam com o aumento da frota. Poucos têm o cuidado do despachante Odair Franco, 60. Ele dirige há 40 anos e nunca ficou a pé: "Quando o marcador aponta meio tanque, abasteço".
O trânsito da cidade agradece o cuidado -segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), um carro parado por 15 minutos numa via movimentada causa 3 km de congestionamento. Além disso, o motorista que deixa o carro parar por falta de combustível pode ser multado em R$ 85,13.
Deixar esgotar o tanque também poderá causar problemas ao carro. Marcelo Alves, professor de engenharia mecânica da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), faz um alerta: "O certo é não deixar o carro entrar na reserva, pois as impurezas do próprio combustível, que podem obstruir o sistema, ficam concentradas no fundo do tanque".

Custo
A limpeza dos bicos injetores custa cerca de R$ 110, enquanto a troca do filtro sai por R$ 30, em média. Segundo Alvez, os dois serviços podem prevenir ou remediar o entupimento.
Mas uma situação pior é quando a bomba de combustível queima. Isso ocorre porque a peça puxa o ar quando deveria ser resfriada pelo próprio combustível, explica Marco Antônio Faria, engenheiro da PSA Peugeot Citroën.
Para evitar o superaquecimento da bomba, carros mais modernos, como o Citroën C4 Pallas, entram no "módulo de proteção", e o motor passa a trabalhar em baixa velocidade. É uma espécie de último aviso. No caso do sedã, repor a bomba custa R$ 800. Para carros "populares", como o Fiat Palio, ela sai por cerca de R$ 700.
Fatores como forma de condução, velocidade e situação do tráfego influenciam o consumo. Assim, é difícil estipular, com precisão, a autonomia do tanque reserva -em média, quando a luz acende, ainda há seis litros no tanque.



"Com o tempo, o medidor de combustível perde precisão"
MARCELO ALVES
professor da Poli-USP


35
chamados diários por pane seca é o que registra a AutoBan, concessionária das rodovias Anhangüera e dos Bandeirantes; defeitos mecânicos e pneus furados lideram

3 km
é o tamanho do congestionamento gerado por um carro parado por 15 minutos em via movimentada, diz a CET; o órgão não quantifica os carros que param por pane seca


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