São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

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Crise cria suspense para carros elétricos

Falta de dinheiro atrasaria projetos de automóveis "verdes", cuja criação condicionaria ajuda do governo

DA REUTERS

A falta de caixa em Detroit vai matar o carro elétrico -outra vez? As montadoras americanas, vendo a venda de seus "beberrões" utilitários esportivos cair, têm se esforçado para fabricar veículos menores e econômicos e criar os elétricos.
A estrela tem sido o Chevrolet Volt. Ele deve chegar em 2010 para andar 64 km a bateria recarregável, distância que faria com que muitos motoristas esquecessem os postos.
Com o dinheiro diminuindo e as vendas atingindo níveis de 25 anos atrás, o desenvolvimento de veículos "verdes" poderia ser comprometido. Alguns analistas, porém, dizem que é a chance de a General Motors, a Ford e a Chrysler acelerarem esses modelos.
Porque carros como o Volt podem ser recarregados na tomada, eles são vistos como a melhor opção em curto prazo para reduzir o consumo de petróleo e a emissão de poluentes.
Para Chris Paine, que, em 2006, fez o documentário "Quem Matou o Carro Elétrico?" e trabalha na seqüência, as montadoras deveriam ter ouvido quem aconselhava a produção dos carros elétricos no começo desta década, evitando a atual crise. "Isso pode se tornar a maior mancada para elas."
"É um pouco irônico, mas incentivador, que a GM seja a primeira a voltar à briga", diz Chelsea Sexton, que ajudou a lançar o Saturn EV1 na Califórnia nos anos 90. "Há uma humildade a que as pessoas respondem. Detroit foi derrubada, mas não está fora do jogo."
Jacob Grose, analista da Lux Research, vê projetos como o do Volt em atraso com o atual cenário econômico. Mas grupos ambientalistas pressionam o Congresso a unir a ajuda às fábricas aos carros mais limpos.


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