São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Próximo Texto | Índice

Segunda divisão

Versão R$ 2.000 mais barata faz Clio jogar contra modelos de entrada de fábricas rivais

FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando o Corinthians estava prestes a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o colunista da Folha Juca Kfouri escreveu que "as novas gerações corintianas não imaginam como sofrem os alvinegros com mais de 50. Que carma!"
É o mesmo carma do Clio. Enquanto a Renault o colocava para jogar contra os melhores da Série A -Chevrolet Corsa, Ford Fiesta, Volkswagen Fox e Fiat Palio-, estava na lanterna.
Hoje tudo mudou. O Timão caiu para a Série B do Brasileirão e venceu as cinco primeiras partidas. O Clio foi substituído pelo Sandero e acabou rebaixado. Passou a dar de goleada.
A versão Campus é quase R$ 2.000 mais barata. Por R$ 26.620, joga contra o Fiat Mille (R$ 23.480), o Ford Ka (R$ 25.890), reestilizado neste ano, e o Chevrolet Celta (R$ 26.520). O Gol é outro rival, mas a VW não disponibilizou um exemplar para o coletivo.
E começa a partida. Os quatro se encaram, e logo o Mille é chamado de "velhinho da Vila" -Belmiro. Vive de glórias do passado, mas é querido: reúne, todo mês, 11 mil fãs "da antiga" nas revendas da Fiat.
Em campo, ele é o mais econômico. Faz 13,15 km/l numa média entre todas as variáveis (veja todos os números no quadro abaixo). Depois vêm o Celta (13 km/l), o Ka (12,67 km/l) e o Clio (12,57 km/l).
E olha que o Clio é o mais bem preparado fisicamente. É o único com motor 16V, de até 77 cv (cavalos). Os rivais têm, em média, 7 cv a menos e câmbios curtíssimos, dando sagacidade. Resultado: o Ka é o mais rápido nas arrancadas, e o Clio, nas retomadas -agüenta bem até os 45 do segundo tempo.

Estádio lotado
Só que o São Paulo -ou o Ka- está aí. Corre por fora e não sabe como colher tantos louros. Vendeu, em 2008, quase o mesmo que no ano passado inteiro. Só não foi melhor por falta de produção na planta de São Bernardo do Campo.
O Celta tem a cara do Palmeiras. Oscila entre grandes vitórias e derrotas inexplicáveis -caiu de 13.554 vendas em abril para 11.776 em maio.
Só que, na Série B, o Corinthians vem atraindo mais público para o estádio. Na sua estréia, o Morumbi registrou 34 mil pagantes. Já a Renault, em maio, amargou 911 pagantes do Clio. Eram 1.600 na Série A.
Mesmo assim, reza a lenda que funcionários da Renault já fizeram camisas com os dizeres: "Nunca vou te abandonar. Porque eu te amo. Clioooooo".


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


Próximo Texto: Mais equipado, Clio tem seguro mais barato que Mille
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.