|
Próximo Texto | Índice
Segunda divisão
Versão R$ 2.000 mais barata faz Clio jogar contra modelos de entrada de fábricas rivais
FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL
Quando o Corinthians estava
prestes a ser rebaixado no
Campeonato Brasileiro, o colunista da Folha Juca Kfouri escreveu que "as novas gerações
corintianas não imaginam como sofrem os alvinegros com
mais de 50. Que carma!"
É o mesmo carma do Clio.
Enquanto a Renault o colocava
para jogar contra os melhores
da Série A -Chevrolet Corsa,
Ford Fiesta, Volkswagen Fox e
Fiat Palio-, estava na lanterna.
Hoje tudo mudou. O Timão
caiu para a Série B do Brasileirão e venceu as cinco primeiras
partidas. O Clio foi substituído
pelo Sandero e acabou rebaixado. Passou a dar de goleada.
A versão Campus é quase R$
2.000 mais barata. Por R$
26.620, joga contra o Fiat Mille
(R$ 23.480), o Ford Ka (R$
25.890), reestilizado neste ano,
e o Chevrolet Celta (R$
26.520). O Gol é outro rival,
mas a VW não disponibilizou
um exemplar para o coletivo.
E começa a partida. Os quatro se encaram, e logo o Mille é
chamado de "velhinho da Vila"
-Belmiro. Vive de glórias do
passado, mas é querido: reúne,
todo mês, 11 mil fãs "da antiga"
nas revendas da Fiat.
Em campo, ele é o mais econômico. Faz 13,15 km/l numa
média entre todas as variáveis
(veja todos os números no quadro abaixo). Depois vêm o Celta (13 km/l), o Ka (12,67 km/l) e
o Clio (12,57 km/l).
E olha que o Clio é o mais
bem preparado fisicamente. É
o único com motor 16V, de até
77 cv (cavalos). Os rivais têm,
em média, 7 cv a menos e câmbios curtíssimos, dando sagacidade. Resultado: o Ka é o mais
rápido nas arrancadas, e o Clio,
nas retomadas -agüenta bem
até os 45 do segundo tempo.
Estádio lotado
Só que o São Paulo -ou o
Ka- está aí. Corre por fora e
não sabe como colher tantos
louros. Vendeu, em 2008, quase o mesmo que no ano passado
inteiro. Só não foi melhor por
falta de produção na planta de
São Bernardo do Campo.
O Celta tem a cara do Palmeiras. Oscila entre grandes vitórias e derrotas inexplicáveis
-caiu de 13.554 vendas em
abril para 11.776 em maio.
Só que, na Série B, o Corinthians vem atraindo mais público para o estádio. Na sua estréia, o Morumbi registrou 34
mil pagantes. Já a Renault, em
maio, amargou 911 pagantes do
Clio. Eram 1.600 na Série A.
Mesmo assim, reza a lenda
que funcionários da Renault já
fizeram camisas com os dizeres: "Nunca vou te abandonar.
Porque eu te amo. Clioooooo".
Os carros foram cedidos para teste
pelas montadoras
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092
Próximo Texto: Mais equipado, Clio tem seguro mais barato que Mille Índice
|