São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

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SEGUNDA DIVISÃO

Há farol de parábola dupla e limpador traseiro; proteção empata com Ka

Mais equipado, Clio tem seguro mais barato que Mille

DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça a derrota do Corinthians para o Sport na final da Copa do Brasil, na quarta-feira. É preciso mais que mau agouro botafoguense, derrotado na semifinal, para vencer o Renault Clio, o melhor no comparativo contra o Fiat Mille, o Chevrolet Celta e o Ford Ka.
O segredo do espaço interno do Clio está no equilíbrio de suas formas. Exceto pela distância entreeixos (2,47 m), ele não é o maior em nada. E nem por isso é o menor em tudo.
Complicou? Imagine o estádio do Pacaembu. Ele nunca foi grande como o Maracanã nem apertado como a Ilha do Retiro, em Recife. Ah, não era para tocar no assunto da fatídica final.
Dos quatro carros, só o Ka teve uma grande mudança neste ano. Os outros três mantêm os painéis de sempre -e a péssima ergonomia, no caso do Clio.
Os botões de acionamento dos vidros elétricos ficam no console, próximos à alavanca de câmbio. A tecla de travamento das portas é ainda pior. Parece querer se esconder das crianças -e acaba fugindo dos adultos, quase sob o console.
Mesmo assim, o Clio é o que menos se assemelha a um carro de entrada. Há conta-giros, fundo cinza e branco no painel e um volante que poderia equipar o Mégane sem problemas.
Os bancos trazem bons apoios laterais e para as pernas, que ajudam a descansar o corpo em longas viagens. Enquanto isso, o Mille, o Celta e o Ka têm bancos curtos demais e porta-objetos laterais indignos de acomodar carteiras gordas, daquelas com talão de cheque.
No Mille, dá até para ver o parafuso que segura o porta-treco. E porta-copo, no Celta, está em falta. O "drive-thru" do McDonald's poderia, inclusive, avisar: "Motoristas de Celta devem estacionar e beber na loja".

Seguro
O Chevrolet, porém, tem bom acabamento e forração de plástico honesto até na tampa interna do bagageiro. "Até" porque o Mille não o tem. A Fiat deixa exposto o módulo de acionamento do limpador de vidro traseiro. Aliás, o limpador só é de série no Clio.
E ser simples não é, necessariamente, garantia de economia. É verdade que o Mille é o mais barato dos quatro, mas, segundo cotação da Porto Seguro, seu seguro é o mais caro (R$ 1.329). São R$ 235 a mais que o do Clio e o do Celta e R$ 382 acima do prêmio do Ka.
A apólice do Mille é inflacionada pelo alto índice de roubo e pelo preço das peças. Seu farol, de parábola simples, custa R$ 230 contra R$ 257 cobrados pela Renault, a única a optar por parábola dupla. Um farol do Ka custa R$ 240; do Celta, R$ 202.
O Chevrolet, porém, exagera no valor dos amortecedores. Cada um dianteiro sai por R$ 252, o mesmo que o par para o Clio e o Mille. Uma unidade do Ka tem valor de R$ 101.
É economia suficiente para assistir, no estádio, a alguns jogos do Timão. Aliás, quanto foi o jogo ontem? (FABIANO SEVERO)


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