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SEGUNDA DIVISÃO
Há farol de parábola dupla e limpador traseiro; proteção empata com Ka
Mais equipado, Clio tem seguro mais barato que Mille
DA REPORTAGEM LOCAL
Esqueça a derrota do Corinthians para o Sport na final da
Copa do Brasil, na quarta-feira.
É preciso mais que mau agouro
botafoguense, derrotado na semifinal, para vencer o Renault
Clio, o melhor no comparativo
contra o Fiat Mille, o Chevrolet
Celta e o Ford Ka.
O segredo do espaço interno
do Clio está no equilíbrio de
suas formas. Exceto pela distância entreeixos (2,47 m), ele
não é o maior em nada. E nem
por isso é o menor em tudo.
Complicou? Imagine o estádio do Pacaembu. Ele nunca foi
grande como o Maracanã nem
apertado como a Ilha do Retiro,
em Recife. Ah, não era para tocar no assunto da fatídica final.
Dos quatro carros, só o Ka teve uma grande mudança neste
ano. Os outros três mantêm os
painéis de sempre -e a péssima ergonomia, no caso do Clio.
Os botões de acionamento
dos vidros elétricos ficam no
console, próximos à alavanca
de câmbio. A tecla de travamento das portas é ainda pior.
Parece querer se esconder das
crianças -e acaba fugindo dos
adultos, quase sob o console.
Mesmo assim, o Clio é o que
menos se assemelha a um carro
de entrada. Há conta-giros,
fundo cinza e branco no painel
e um volante que poderia equipar o Mégane sem problemas.
Os bancos trazem bons
apoios laterais e para as pernas,
que ajudam a descansar o corpo
em longas viagens. Enquanto
isso, o Mille, o Celta e o Ka têm
bancos curtos demais e porta-objetos laterais indignos de
acomodar carteiras gordas, daquelas com talão de cheque.
No Mille, dá até para ver o parafuso que segura o porta-treco. E porta-copo, no Celta, está
em falta. O "drive-thru" do
McDonald's poderia, inclusive,
avisar: "Motoristas de Celta devem estacionar e beber na loja".
Seguro
O Chevrolet, porém, tem
bom acabamento e forração de
plástico honesto até na tampa
interna do bagageiro. "Até"
porque o Mille não o tem. A
Fiat deixa exposto o módulo de
acionamento do limpador de
vidro traseiro. Aliás, o limpador
só é de série no Clio.
E ser simples não é, necessariamente, garantia de economia. É verdade que o Mille é o
mais barato dos quatro, mas,
segundo cotação da Porto Seguro, seu seguro é o mais caro
(R$ 1.329). São R$ 235 a mais
que o do Clio e o do Celta e
R$ 382 acima do prêmio do Ka.
A apólice do Mille é inflacionada pelo alto índice de roubo e
pelo preço das peças. Seu farol,
de parábola simples, custa R$
230 contra R$ 257 cobrados pela Renault, a única a optar por
parábola dupla. Um farol do Ka
custa R$ 240; do Celta, R$ 202.
O Chevrolet, porém, exagera
no valor dos amortecedores.
Cada um dianteiro sai por
R$ 252, o mesmo que o par para
o Clio e o Mille. Uma unidade
do Ka tem valor de R$ 101.
É economia suficiente para
assistir, no estádio, a alguns jogos do Timão. Aliás, quanto foi
o jogo ontem?
(FABIANO SEVERO)
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