São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

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Uns com tanto, outros com pouco

Dodge ganha a 1ª roda de aro 30 do país, e Michelin testa C2 com aro 10

Projeto de "tuning" da picape visa somente a estética, enquanto pneu pequeno e leve quer poupar combustível


DE SÃO PAULO

Primeiro o dono pensou nas rodas. Depois, no carro. Foi assim com as primeiras rodas de aro 10 e 30 do Brasil.
As rodas pequenas foram trazidas pela Michelin. Fazem parte de um estudo da fabricante para produzir um conjunto de rodas e pneus 40 kg mais leve que o original, poupando combustível.
De forma experimental, o Citroën C2, que não é vendido no Brasil, teve o conjunto 175/65 R14 substituído por um 175/70 R10.
"Com a mesma medida de banda de rodagem, o carro manteve estabilidade e durabilidade originais", afirma Renato Silva, gerente de produto da Michelin.
Já as rodas de aro 30 estão no outro extremo. Não pensam em economia de combustível nem em resistência a impactos. "O apelo é puramente estético", afirma Alexandre Gardin Barros, dono da loja Flash Wheels, que mudou a picape em 90 dias.
Barros conta que o dono, que prefere não ser identificado, mandou importar as rodas americanas da marca Giovanna antes mesmo de comprar a Dodge Ram.

CARROÇA
"O dono queria um carro parecido com um Hot Wheels de brinquedo", diz Barros.
Por isso as proporções precisavam ser extremadas. Daí surgiram as rodas de aro 30 e a caçamba curta. "Pegamos a caçamba da versão cabine dupla, encurtamos o chassi em quase um metro e alargamos as caixas de rodas para esterçar os pneus."
Anote aí: pneu 315/30 R30 e roda de tala 10! Só a Pirelli tinha a enorme medida no Brasil, com o Scorpion Zero.
O Citroën C2, da Michelin, também sofreu adaptações. Ganhou molduras nos para-lamas para reduzir o espaço deixado entre o pneu e a lataria. Também teve as relações de marcha modificadas, pois o diâmetro final do conjunto roda/pneu foi reduzido.
Críticas para os aros 10 e 30 não faltam. "Dizem que a picape parece carroça", afirma Barros, que estima valor de R$ 65 mil para rodas e pneus de aro 30 e R$ 35 mil para adaptações de chassi.
Outros olham para o aro 10 e pensam num carrinho de autorama. E você, o que acha desse visual?
(FABIANO SEVERO)


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