São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

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peças & acessórios

Apliques plásticos dão vida às rodas de liga

Peças chamadas de "insert" podem ser substituídas e pintadas de diferentes cores, como a cromada e a preta

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Personalizar o carro não é novidade, mas agora os aficionados por "tuning" podem customizar também as rodas.
É que acaba de chegar ao Brasil uma tecnologia conhecida nos Estados Unidos como "insert". São peças plásticas pintadas e encaixadas nas hastes das rodas, mudando o visual.
Na linha Air Force, da fabricante Mangels, cada roda vem com dois jogos de cinco peças, que podem ser encaixadas em buracos nas hastes.
"Há um jogo cromado e outro preto, para que o cliente monte como quiser", afirma Sidney Martinho, gerente comercial da Mangels.
Segundo ele, o material utilizado no revestimento das peças pretas permite que o cliente repinte o "insert" de outra cor, de forma total ou parcial.
O desenho das novas rodas é inspirado em caças militares e foi desenvolvido em parceria com estudantes de design de escolas europeias.
Disponível apenas em aro de 17 polegadas com acabamento cromado ou fosco, cada roda sai por R$ 800 e vem com dois jogos de "inserts". A Mangels informa que as peças ainda não são vendidas separadamente.
A Noova, marca do fabricante de rodas Ferraro, também utiliza as peças de encaixe nos novos modelos NV16 Aplik.
"Neste primeiro momento, os apliques serão fornecidos apenas com acabamento cromado e já instalados entre as hastes de cada roda", explica José Augusto Neves, superintendente do grupo Ferraro.
A empresa, porém, planeja vender as partes separadamente e com outras cores, permitindo diversas combinações.
Esse contraste entre preto e cromado atraiu o empresário Afonso Neves, 53, que instalou um jogo de NV16 Aplik no seu Volkswagen Polo.
"A roda não fica muito chamativa porque não é toda cromada. Os apliques são mais discretos e dão um efeito interessante no conjunto", opina.

Sem exageros
Somente em aro de 17 polegadas, cada NV16 Aplik tem preço sugerido de R$ 590.
Já a F60, da Ferraro, usa um desenho na haste para simular o efeito do "insert", em prata metálico ou fosco, com detalhes em vermelho. A roda está disponível nos aros 14 e 15 e parte de R$ 260 a unidade.
Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Ricardo Bock, o motorista deve escolher as rodas com as medidas de diâmetro e de largura próximas às originais.
A dica é não variar o diâmetro do conjunto roda e pneu mais que 3% para cima ou para baixo. Ou seja, se você aumentar o aro da roda, deve reduzir a altura do pneu, sem interferir nas relações de marcha nem na aferição do velocímetro.


ONDE ENCONTRAR

Ferraro e Noova
(www.ferrarorodas.com.br)
Mangels (www.mangels.com.br)


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