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peças & acessórios
Apliques plásticos dão vida às rodas de liga
Peças chamadas de "insert" podem ser substituídas e pintadas de diferentes cores, como a cromada e a preta
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Personalizar o carro não é
novidade, mas agora os aficionados por "tuning" podem customizar também as rodas.
É que acaba de chegar ao Brasil uma tecnologia conhecida
nos Estados Unidos como "insert". São peças plásticas pintadas e encaixadas nas hastes das
rodas, mudando o visual.
Na linha Air Force, da fabricante Mangels, cada roda vem
com dois jogos de cinco peças,
que podem ser encaixadas em
buracos nas hastes.
"Há um jogo cromado e outro
preto, para que o cliente monte
como quiser", afirma Sidney
Martinho, gerente comercial
da Mangels.
Segundo ele, o material utilizado no revestimento das peças
pretas permite que o cliente repinte o "insert" de outra cor, de
forma total ou parcial.
O desenho das novas rodas é
inspirado em caças militares e
foi desenvolvido em parceria
com estudantes de design de
escolas europeias.
Disponível apenas em aro de
17 polegadas com acabamento
cromado ou fosco, cada roda sai
por R$ 800 e vem com dois jogos de "inserts". A Mangels informa que as peças ainda não
são vendidas separadamente.
A Noova, marca do fabricante de rodas Ferraro, também
utiliza as peças de encaixe nos
novos modelos NV16 Aplik.
"Neste primeiro momento,
os apliques serão fornecidos
apenas com acabamento
cromado e já instalados entre as hastes de cada roda",
explica José Augusto Neves, superintendente do
grupo Ferraro.
A empresa, porém, planeja
vender as partes separadamente e com outras cores, permitindo diversas combinações.
Esse contraste
entre preto e
cromado
atraiu o empresário
Afonso Neves, 53, que instalou
um jogo de NV16 Aplik no seu
Volkswagen Polo.
"A roda não fica muito chamativa porque não é toda cromada. Os apliques são mais discretos e dão um efeito interessante no conjunto", opina.
Sem exageros
Somente em aro de 17 polegadas, cada NV16 Aplik tem
preço sugerido de R$ 590.
Já a F60, da Ferraro, usa um
desenho na haste para simular
o efeito do "insert", em prata
metálico ou fosco, com detalhes em vermelho. A roda está
disponível nos aros 14 e 15 e
parte de R$ 260 a unidade.
Segundo o professor do curso
de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação
Educacional Inaciana) Ricardo
Bock, o motorista deve escolher as rodas com as medidas
de diâmetro e de largura próximas às originais.
A dica é não variar o diâmetro do conjunto roda e pneu
mais que 3% para cima ou para
baixo. Ou seja, se você aumentar o aro da roda, deve reduzir a
altura do pneu, sem interferir
nas relações de marcha nem na
aferição do velocímetro.
ONDE ENCONTRAR
Ferraro e Noova
(www.ferrarorodas.com.br)
Mangels (www.mangels.com.br)
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