São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

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Cartas

Gol sem garantia
"No dia 21 de janeiro, comprei um Gol na Itavox. O problema é que, com poucos meses de uso, o carro já quebrou duas vezes e precisou ser guinchado até a oficina. Da primeira vez, foi um problema eletrônico que deixou o veículo sem sinal de vida. Da segunda, foi a embreagem, que quebrou no meio da estrada. Agora, a Itavox quer que eu pague R$ 950 pelo conserto de um automóvel que já comprei defeituoso."
Antônio Carlos Araújo (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "Conforme análises realizadas pela nossa área técnica, o inconveniente observado não se caracteriza como falha de fabricação ou do material do produto."

Réplica do leitor - "Tive de pagar R$ 500 pela peça e mais R$ 450 pela mão de obra."



Passat sem conserto
"Comprei um Passat importado ano 2006. Após dois anos de uso, o carro começou a apresentar falhas no sistema do comando eletrônico. O veículo já foi levado à revenda quatro vezes para reparos. Em cada uma delas, o carro ficou mais de três meses na concessionária, mas nenhum mecânico ainda conseguiu resolver a falha."
Jean Iossephides (São Paulo, SP)

Resposta da Volkswagen - "A gerência técnica da Brasilwagen nos informou que o assunto foi resolvido. Inclusive, o cliente foi contatado no dia 20 de outubro e confirmou que o Passat está em condições de uso."



C4 sem peça
"Comprei um C4 Pallas, em agosto, na revenda Champs Élysées. Recebi o carro sem a chave-reserva e com o ajuste lombar do encosto do banco quebrado. O gerente argumentou que as pendências seriam resolvidas rapidamente. Para piorar, no dia seguinte, o C4 apresentou dificuldades para dar a partida e para manter o motor ligado. Agora, constataram defeito na suspensão e a necessidade de trocar os quatro amortecedores. O problema é que não há previsão de chegada dessas peças, que são feitas na Argentina."
Marcelo Cavalcanti Lins (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "Conforme informações da revenda, foi efetuada a troca dos amortecedores e dos demais itens reclamados. Quanto à chave, foi devidamente codificada e entregue em condições de uso."



Projeto do Ka
"A válvula do ar quente do meu Ka XR pifou e provocou um curto em cadeia, queimando o transistor do painel e o motor do sistema de refrigeração, além do sistema de abertura elétrica do porta-malas. Fiquei sabendo que todos esses componentes estão conectados à mesma placa e que precisarei desembolsar R$ 800 para trocá-la. O custo total do reparo somará R$ 2.700."
Bruno Cardoso Oliveira (São Paulo, SP)

Resposta da Ford - "O Ka se encontra em atendimento na concessionária Frei Caneca."

Réplica do leitor - "Foi preciso trocar todo o sistema de ar condicionado do carro, serviço pelo qual paguei R$ 400 só pela mão de obra. Acredito que este seja um defeito de projeto, pois existe até fórum de discussão na internet com vários casos semelhantes. O mecânico da concessionária disse que esse problema é bastante comum de acontecer com o Ka."



Defeito do 207
"Em setembro do ano passado, comprei um 207. Na revisão de 20 mil quilômetros, avisei a concessionária Aquitaine que o marcador de combustível do carro não funcionava corretamente. A atendente, então, comentou que aquele era um defeito comum aos modelos 207. Mas, mesmo assim, o consultor ligou depois para passar um orçamento de R$ 861 para o conserto do equipamento, que, segundo ele, estava fora do período de garantia."
Carla Andréa Shiguihara (São Paulo, SP)

Resposta da Peugeot - "O veículo foi submetido a reparos na Aquitaine e entregue em condições normais de uso, conforme contato mantido com a cliente no dia 19 de outubro."

Réplica da leitora - "Voltaram atrás e eu não paguei pelo reparo do carro."


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