São Paulo, domingo, 16 de março de 2008

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peças & acessórios

"Tuning" de luxo chega a 2 milhões de euros

Personalização de carros já exclusivos, como os Rolls-Royce, usa couro de grife e madeira da Escandinávia

Fabiano Severo/Folha Imagem
O Zagato Atelier buscou um ar neoclássico para o cupê Continental GT , mas quis manter a identidade da marca britânica

DO ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

"Só um louco faria isso com um Rolls-Royce." A frase foi de um segurança que trabalha no pavilhão de exposições do Salão de Genebra, mas acabou repetida por muito mais gente durante os dez dias da mostra.
É que, na Europa, "tuning" de BMW, de Audi e até de Porsche já se tornou comum. Mas não é todo dia que um carro de luxo de 1 milhão (R$ 2,6 milhões) é modificado à altura da excentricidade de seu dono.
Uns optam por bancos de couro da alemã Aigner. Outros, por madeira de lei da Escandinávia. Basta escolher, e as empresas de "tuning" executam.
"O comprador, em geral, tem de seis a dez carros na garagem e quer algo diferente", observa Benedikt Nevels, gerente de contas da Carlsson, empresa alemã que modificou um já raro Mercedes-Benz CL 65 AMG.
O CK 65 RS Eau Rouge ganhou rodas polidas de aro 21 e um motor V12 (12 cilindros em "V") turbinado de 720 cv (cavalos), levando o cupê dos originais 186 mil (R$ 485 mil) para 385 mil (R$ 1 milhão).
É pouco se comparado ao preço estimado de 2 milhões (R$ 5,2 milhões) do Bentley GTZ. A obra de arte é do Zagato Atelier, fundado em 1919.
Após ver outros projetos da Zagato -como o Ferrari 575 GTZ (2006)-, Franz Paefgen, presidente da Bentley, autorizou Andreas Zagato a "tunar" o Continental GT Speed.
"Queríamos dar uma interpretação neoclássica ao estilo britânico do GT, como num cupê dos anos 50", diz Zagato.
Para isso, o estúdio italiano desenhou vincos bem definidos na lateral, um teto rebaixado e uma enorme grade em formato de grelha. A cor do GTZ? Verde, como um clássico Bentley. (FABIANO SEVERO)


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