São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PILOTO DE FIM DE SEMANA

Motorista pode ser treinado em cursos de direção, que custam entre R$ 2.000 e R$ 2.500

Disputar provas exige licença especial

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cada categoria de corrida tem suas exigências próprias. Na maioria delas, não é possível participar sem preparo prévio. As exceções são a Copa Troller e a Mitsubishi MotorSports e Outdoor.
A idade mínima, em geral, é 16 anos (com autorização dos pais) ou 18 anos (sem necessida- de de autorização). Na Fórmula Truck, só pilotos acima de 21 anos podem participar.
A habilitação necessária também varia conforme a categoria. As mais simples, como Paulista de Marcas e Copa Fusca, necessitam da graduação básica chamada novato de competição. Disputas que estão no topo, como Stock Car, demandam graduação A.
Para ser novato, basta pagar a anuidade de filiação à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que custa R$ 800. Conseguir a graduação B (intermediária), requerida em categorias como Stock Car Light, exige curso em escola de pilotagem. Os preços variam de R$ 2.000 a R$ 2.500.
Outra opção para virar graduado B é participar de, no mínimo, cinco provas de campeonato regional, desde que as complete.
Para ser graduado A é necessário um certo histórico. "Não basta fazer curso", diz Roberto Manzini, 48, do centro de pilotagem que leva o seu nome. O candidato deve estar, por exemplo, ao menos entre os dez primeiros colocados em três provas de campeonato nacional. "Ou seja, tem de competir, no mínimo, um ano."
É preciso verificar na CBA quais são os requisitos para cada categoria. Há diferentes escolas que oferecem os cursos.

Fora do asfalto
Não é só em pista asfaltada que dá para testar o talento de piloto. Quem prefere cenários mais bucólicos -mas nem por isso velocidade menor- tem como opção o Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, do qual faz parte ainda a Copa Peugeot.
Nela os pilotos levam às estradas de terra seus modelos 206 1.6 especialmente preparados para a competição. O custo disso tudo? São R$ 35 mil, mais algo que varia de R$ 4.000 a R$ 6.000 por prova.
"Essas competições são ótimas para melhorar a imagem da marca. No caso do 206, o fato de, no ano passado, não ter havido quebra nenhuma ajuda a reforçar a idéia de durabilidade. Isso porque o carro usado é quase igual ao de rua", afirma Paulo Beccardi, 38, gerente da Peugeot Sport.
O Brasileiro de Velocidade traz outros modelos "de rua", como Volkswagen Gol, Fiat Palio, Ford Ka e Seat Ibiza. Inclui também Mitsubishi Lancer, Subaru Impreza e até VW New Beetle. (LPZ)


Texto Anterior: Piloto de fim de semana
Próximo Texto: Por conta: Usar carro próprio é mais fácil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.