São Paulo, domingo, 16 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Filtro reduz poluição de diesel em 42%

DA REDAÇÃO

Em São Paulo, sete pessoas morrem a cada dia por causa de doenças relacionadas à poluição, segundo estudo da USP (Universidade de São Paulo). Os maiores vilões são os veículos automotores, principalmente os ônibus.
Pode ajudar a reverter esse quadro o invento do engenheiro Sergio Varkala Sangiovani. Ele criou o IDPF (Filtro de Impacto para Particulados Diesel), que está na reta final de testes e atraiu o interesse da americana Sabertec.
O IDPF é um filtro lavável e reutilizável, colocado no escapamento. Foi eficaz com o diesel nacional, cuja concentração de enxofre é maior que em outros países. Testes com um ônibus indicam uma redução de 42% na emissão dos chamados particulados.
O IDPF será lançado após o término de testes da Faculdade de Medicina da USP e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. A Sabertec, no entanto, já estuda lançar o filtro para motores a álcool e a gasolina.


Texto Anterior: Perícia vira defesa contra diagnósticos suspeitos
Próximo Texto: "Big brother": Novo serviço vigia carro 24 horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.