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Grand Livina leva até a mala da sogra na viagem
Dimensões elevadas garantem sete lugares e bom espaço interno, mas tiram agilidade para manobras; modelo parte de R$ 54.890
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A balsa fazia a travessia entre
Santos e Guarujá, no litoral de
São Paulo, e um homem à janela perguntou: "Há quanto tempo esse carro está no Brasil?"
Ficou espantado ao descobrir
que ele é fabricado no Paraná.
O curioso voltou a seu Volkswagen Fox, onde aguardavam
mulher e três filhos, apertados
entre muita bagagem.
Esse é o público-alvo da Nissan Grand Livina. Famílias
grandes que rodam na cidade e
viajam no final de semana.
Mas não exagere na aventura. Ocupando os sete lugares, a
capacidade do porta-malas cai
para simplórios 123 litros.
Os bancos rebatíveis permitem configurações variadas para acomodar passageiros entre
bicicletas e pranchas de surfe.
O castigo das crianças mudou
de lugar. Se um adulto viaja
com conforto na terceira fileira, na do meio há pouco espaço.
Então, ponha lá as crianças. E
deixe o mais endiabrado no
centro. No "porta-copos que vira assento", ele vai viajar mais
apertado que refrigerante.
Já a mala da sua sogra vai caber direitinho no último banco.
Se for das reclamonas, rebata
parte da segunda fileira para a
doce senhora esticar as pernas.
Devido ao peso e ao tamanho,
falta agilidade ao carro na cidade. Às vezes, é como manobrar
aquele amarelo ônibus escolar
norte-americano.
Na estrada, o modelo vai
bem. O teste Folha-Mauá mostra que a Grand Livina, mesmo
com 1.855 kg, tem bom desempenho com o motor 1.8 flexível
(até 126 cv) do hatch Tiida.
A minivan tem boa arrancada e é rápida nas retomadas,
mas o câmbio automático poderia ser mais esperto.
Sogra a bordo
É bom que a família não faça
barulho. Com um motor silencioso, o motorista, sem perceber, está acima do limite.
Esperando um computador
de bordo? Então espere sentado nos confortáveis bancos de
couro -de série na versão SL-,
pois o item não vai chegar.
Sem ele para avisar, ninguém
mais. Só a sogra, sentada lá
atrás, pode reparar na média de
velocidade, mas vai esperar
chegar a multa para criticar.
Também faltaram regulagens de altura do banco e do
cinto. Do cinto? Sim, até o Mille
tem. Ainda assim, a Grand Livina oferece boa relação custo-benefício partindo de R$
54.890, contra R$ 62.501 da
única rival, a Chevrolet Zafira.
A versão avaliada, a topo de
linha SL com câmbio automático, sai por R$ 65.390.
Ela vem com ar-condicionado digital, freios ABS, airbag
duplo, travamento automático
das portas e outros mimos.
A Nissan cedeu a Grand Livina para teste
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