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Cartas
Pintura de Focus 0-km é defeituosa
"Adquiri um Focus zero-quilômetro na concessionária Viva, no dia 12 de julho. No dia seguinte, percebi um grotesco defeito de funilaria no veículo: a
pintura não era totalmente plana. Procurei inicialmente a revenda para tentar solucionar o
problema. Ela poderia fazer um
abatimento no valor do carro,
uma vez que fui informado de
que não havia a possibilidade
de trocar a coluna.
Fui orientado a entrar em
contato com a montadora. Liguei para o atendimento a
clientes, que me disse que eu
teria de resolver o problema
com a concessionária. Estou
muito insatisfeito com o serviço de ambas: primeiro por ser
um defeito que não poderia
existir em um carro novo; segundo pela falta de interesse de
resolverem meu problema."
Alexandre Marcos de Andrade (Lavras, MG)
Resposta da Ford - "A empresa está à disposição para efetuar os
devidos reparos no veículo do
cliente, mediante agendamento prévio no distribuidor Ford.
O cliente diz não estar disposto
a agendar o reparo."
Réplica do leitor - "Tentei diversas vezes resolver o defeito do
carro com a Viva e com a Ford.
Não consegui, no entanto, ser
atendido nem respeitado como
consumidor. Agora vou entrar
na Justiça."
Prisma "morto"
"No primeiro mês de uso,
meu Prisma começou a apresentar problemas: o hodômetro parcial e o relógio zeravam
sozinhos, e o motor tinha dificuldade para pegar. Numa sexta-feira à noite, ele não funcionou, e acionei o serviço de guincho da montadora.
Deram carga na bateria para
que eu pudesse voltar para casa. No caminho, houve uma pane total no painel, que não mais
marcava o nível de combustível, a velocidade nem a temperatura do motor. No dia seguinte, foi guinchado à Primarca.
Após alguns dias, o carro me
foi entregue, mas eu não soube
qual a causa. Pouco tempo depois, o mesmo defeito voltou a
ocorrer, e precisei acionar o
guincho da fábrica novamente.
Retirei o veículo no dia 24,
mas, quando fui sair para o trabalho, o carro não pegou."
Eliani Aparecida Mana (São Paulo, SP)
Resposta da General Motors - "O
caso está solucionado. O veículo, devidamente reparado, encontra-se à disposição da cliente na concessionária."
Renault sem troco
"Troquei meu carro na concessionária Renault Itavema
France. Quando fiz a troca, solicitei um valor como troco. A
concessionária me informou
que, em 48 horas, a quantia solicitada seria creditada em minha conta. Já faz uma semana
que fiz a troca, e eles não só não
fizeram o crédito como não
atendem a meus telefonemas."
Cristiane Virgilio (São Paulo, SP)
Resposta da Renault - "Informamos que o depósito já foi efetuado na conta da cliente."
Descaso Fiat
"Comprei uma Idea na concessionária Pirâmide, no dia 19
de agosto, e me prometeram a
entrega para o dia 24. O prazo
não foi cumprido, e só me liberaram o veículo no dia 28.
Prometeram instalar "insul-film" e tapetes, mas nada foi colocado. Com muito custo, consegui os tapetes -de péssima
qualidade. O setor de acessórios é desorganizado, e as pessoas são despreparadas.
Resumindo: o atendimento
só foi bom para vender o veículo, depois foi medíocre."
Cláudio Ishihara (São Caetano do Sul, SP)
Resposta da Fiat - "A data de entrega do veículo estava dentro
do prazo previsto. A Pirâmide
tentou contato com o cliente
para esclarecimentos, porém
não obteve sucesso."
Decepção com o Punto
"Fiquei decepcionado com o
Punto. Apesar do belo design e
das inovações tecnológicas relativas a conforto, ele inovou
em futilidades, mas pecou no
básico: a segurança.
As pessoas podem até não
considerar a segurança como
algo básico em um carro ao
comprá-lo, preferindo ar-condicionado a freios com ABS ou
airbags. Mas, depois de um acidente grave, de nada vale o sistema Blue&Me.
E eu esperava que a Fiat inovasse, colocando airbags frontais na versão 1.4 e, além das
bolsas, o ABS no Punto 1.8. Entre os opcionais, deveria haver
EBD e ESP. Mas o Punto 1.4
nem "brake light" tem. Está na
hora de os fabricantes pararem
de contar meias verdades sobre
seus veículos."
Carlos Godoy (São Paulo, SP)
Resposta da Fiat - "O freio ABS e o
airbag não são itens de série para as versões 1.4 ELX e 1.8 HLX,
porém a Fiat está lançando o
HSD (High Safety Drive), de
R$ 2.900, como opcional para
essas versões."
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