São Paulo, domingo, 16 de setembro de 2007

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Cartas

Pintura de Focus 0-km é defeituosa

"Adquiri um Focus zero-quilômetro na concessionária Viva, no dia 12 de julho. No dia seguinte, percebi um grotesco defeito de funilaria no veículo: a pintura não era totalmente plana. Procurei inicialmente a revenda para tentar solucionar o problema. Ela poderia fazer um abatimento no valor do carro, uma vez que fui informado de que não havia a possibilidade de trocar a coluna.
Fui orientado a entrar em contato com a montadora. Liguei para o atendimento a clientes, que me disse que eu teria de resolver o problema com a concessionária. Estou muito insatisfeito com o serviço de ambas: primeiro por ser um defeito que não poderia existir em um carro novo; segundo pela falta de interesse de resolverem meu problema." Alexandre Marcos de Andrade (Lavras, MG)

Resposta da Ford - "A empresa está à disposição para efetuar os devidos reparos no veículo do cliente, mediante agendamento prévio no distribuidor Ford. O cliente diz não estar disposto a agendar o reparo."

Réplica do leitor - "Tentei diversas vezes resolver o defeito do carro com a Viva e com a Ford. Não consegui, no entanto, ser atendido nem respeitado como consumidor. Agora vou entrar na Justiça."

Prisma "morto"
"No primeiro mês de uso, meu Prisma começou a apresentar problemas: o hodômetro parcial e o relógio zeravam sozinhos, e o motor tinha dificuldade para pegar. Numa sexta-feira à noite, ele não funcionou, e acionei o serviço de guincho da montadora. Deram carga na bateria para que eu pudesse voltar para casa. No caminho, houve uma pane total no painel, que não mais marcava o nível de combustível, a velocidade nem a temperatura do motor. No dia seguinte, foi guinchado à Primarca. Após alguns dias, o carro me foi entregue, mas eu não soube qual a causa. Pouco tempo depois, o mesmo defeito voltou a ocorrer, e precisei acionar o guincho da fábrica novamente. Retirei o veículo no dia 24, mas, quando fui sair para o trabalho, o carro não pegou."
Eliani Aparecida Mana (São Paulo, SP)

Resposta da General Motors - "O caso está solucionado. O veículo, devidamente reparado, encontra-se à disposição da cliente na concessionária."

Renault sem troco
"Troquei meu carro na concessionária Renault Itavema France. Quando fiz a troca, solicitei um valor como troco. A concessionária me informou que, em 48 horas, a quantia solicitada seria creditada em minha conta. Já faz uma semana que fiz a troca, e eles não só não fizeram o crédito como não atendem a meus telefonemas."
Cristiane Virgilio (São Paulo, SP)

Resposta da Renault - "Informamos que o depósito já foi efetuado na conta da cliente."

Descaso Fiat
"Comprei uma Idea na concessionária Pirâmide, no dia 19 de agosto, e me prometeram a entrega para o dia 24. O prazo não foi cumprido, e só me liberaram o veículo no dia 28. Prometeram instalar "insul-film" e tapetes, mas nada foi colocado. Com muito custo, consegui os tapetes -de péssima qualidade. O setor de acessórios é desorganizado, e as pessoas são despreparadas. Resumindo: o atendimento só foi bom para vender o veículo, depois foi medíocre."
Cláudio Ishihara (São Caetano do Sul, SP)

Resposta da Fiat - "A data de entrega do veículo estava dentro do prazo previsto. A Pirâmide tentou contato com o cliente para esclarecimentos, porém não obteve sucesso."

Decepção com o Punto
"Fiquei decepcionado com o Punto. Apesar do belo design e das inovações tecnológicas relativas a conforto, ele inovou em futilidades, mas pecou no básico: a segurança. As pessoas podem até não considerar a segurança como algo básico em um carro ao comprá-lo, preferindo ar-condicionado a freios com ABS ou airbags. Mas, depois de um acidente grave, de nada vale o sistema Blue&Me. E eu esperava que a Fiat inovasse, colocando airbags frontais na versão 1.4 e, além das bolsas, o ABS no Punto 1.8. Entre os opcionais, deveria haver EBD e ESP. Mas o Punto 1.4 nem "brake light" tem. Está na hora de os fabricantes pararem de contar meias verdades sobre seus veículos."
Carlos Godoy (São Paulo, SP)

Resposta da Fiat - "O freio ABS e o airbag não são itens de série para as versões 1.4 ELX e 1.8 HLX, porém a Fiat está lançando o HSD (High Safety Drive), de R$ 2.900, como opcional para essas versões."


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