|
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Atrações da BMW no Salão de São Paulo, X5 M e X6 M aceleram mais do que o Porsche Boxster, mas parecem ter fobia de lama
TESTE FOLHA-MAUÁ
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Os utilitários esportivos
nasceram com um único propósito: conciliar a valentia
"off-road" de um jipe com o
conforto de um sedã urbano.
Só esqueceram de avisar
isso para o pessoal da Motorsport (M), a divisão de
competições da BMW.
Foram eles que desenvolveram as versões M do X5 e
do X6 -a última se diferencia
pela caída da traseira semelhante à de um cupê.
Verdadeiros esportivos tamanho-família, os dois brutamontes de 555 cv cada um
serão atrações da BMW no
Salão de São Paulo, que começa no próximo dia 27.
Mas basta um golpe de vista para perceber que esses
dois BMW têm fobia de lama,
a começar pelo acabamento
"tunado" e pela suspensão
rebaixada de série.
Os pneus de perfil baixo
-mais largos na traseira,
como em superesportivos
natos- em rodas de aro 20
são outra dica de que foram
educados para se comportar
bem só no asfalto.
Fora da estrada, se não
vierem embalados, mal conseguem subir um barranco
com grama molhada. E são
os primeiros M com tração integral (nos outros, só atrás).
Foi aí que a BMW caprichou. Só os controles dinâmicos de estabilidade (para
asfalto bom) justificam, na
prática, tamanha força dos
motores V8 biturbo. São quase 70 kgfm de torque, oito vezes a força do Fiat Mille 1.0.
Já os amortecedores com
nivelamento eletrônico não
deixam a carroceria rolar em
curvas rápidas, o que é comum no segmento. Pena que
o conforto seja sacrificado.
Pelo menos o X6, com direção mais direta, não dá sustos, o que realça a jovialidade
e mostra por que é o M mais
vendido da BMW -e o mais
caro depois que M5 e M6 saíram de cena. O X6 custa
R$ 470 mil, cerca de 5% a
mais que o X5 e que rivais como o Mercedes ML 63 AMG e
o Range Rover Vogue.
Com qualquer um deles
não há desculpas para atrasar ao levar as crianças para a
escola. Confira os testes na
página 12 e descubra qual deles chega mais rápido.
Próximo Texto: Na terra, Vogue vence o duelo de jipões Índice | Comunicar Erros
|