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Na terra, Vogue vence o duelo de jipões
Com eletrônica "off-road", Range Rover faz trilhas perderem a graça, mas, no asfalto, não é preciso em curvas
Com 2.700 kg, utilitário de luxo da Land Rover freia e "bebe" gasolina como um esportivo da década passada
FABIANO SEVERO
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS
Há um ano, a Land Rover
fez o convite: "mergulhar" o
Range Rover Vogue na lama
nos arredores do castelo de
Eastnor, na Inglaterra.
Quem olhava o tapete felpudo, a madeira no painel e o
couro claro nos bancos mal
poderia crer em tanta sujeira.
O Terrain Response, sistema de adaptação a cinco tipos de obstáculo (desde cascalho até neve), fazia tudo
perder a graça. Ainda mais
com o HDC (controle de declive). O Vogue descia pirambeiras freando sozinho, sem
precisar tocar no pedal. E o
comportamento na estrada?
Afinal, utilitários de
R$ 400 mil costumam gostar
mais de asfalto que de terra.
Um ano depois, o Vogue
chega para um teste no Brasil. O motor 5.0 V8 Supercharged (compressor), que
rugia agoniado nas trilhas inglesas, podia gritar nos 1.800
m da pista de Limeira (SP).
Com 510 cv, o Vogue acelera como poucos bólidos testados pelo Folha-Mauá. Ele
crava 5,6s de 0 a 100 km/h,
quase o tempo do BMW M3.
Perde para X5 e X6 M, mas não passa
vergonha, principalmente
nos testes de frenagem. Para
um jipão com 5 metros e quase 2.700 kg, frear a 100 km/h
em apenas 56 m é um feito.
Quando as curvas começam, a história muda. A suspensão a ar está longe de ser
precisa como a do Porsche
Cayenne S (R$ 379 mil).
A direção também não ajuda. É quase anestesiada em
altas velocidades e nem o raro aquecimento de volante
faz esquentar a relação entre
homem e máquina.
Pouco importa. Por R$ 399
mil, talvez seja a melhor relação custo-benefício do segmento -se é que carros tão
caros entram nesse mérito.
A Land Rover cedeu o Vogue para teste
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