São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

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Condicionador custa até 10% do valor do carro

FREE-LANCE PARA A FOLHA

É unânime entre as montadoras que o sistema condicionador de ar é o acessório mais indicado para quem quer aliviar o calor do verão a bordo de seu veículo.
O problema é que, entre os opcionais mais requisitados, o ar-condicionado pode ser considerado um artigo de luxo. O equipamento é caro: instalado, seu custo varia de R$ 2.500 a R$ 3.000. Em alguns casos, isso representa até 10% do valor do carro.
Os modelos "populares" -que são os produtos mais vendidos-, em sua maioria, saem de fábrica sem o ar-condicionado.
"No Brasil, a baixa aquisição do opcional é uma questão de valor, porque o interesse pela peça existe e é grande", afirma o gerente de marca da General Motors, Hermann Mahnke, 30. Segundo um levantamento feito pela fábrica, 60% dos seus "populares" são vendidos sem o opcional.

Solução
Na falta de dinheiro para comprar o ar-condicionado, a solução encontrada por muitos é o ventilador, bastante procurado por donos de modelos mais baratos.
A presença ou não do sistema de ar varia de acordo com o valor do veículo. "Quem compra um carro a partir de R$ 25 mil, geralmente, coloca o ar. Já nos que custam mais de R$ 30 mil o ar vem de fábrica", diz o gerente de marketing de produto da Volkswagen, Thomas Buckup, 54.
Na montadora, 85% dos veículos "populares" vendidos saem das concessionárias sem o ar-condicionado instalado. Entre os Ford Ka, a porcentagem é de 60%. "O mercado é muito sensível. O Ka passa de R$ 16 mil para R$ 19 mil [com ar], e as vendas caem 70%", conta o gerente de marketing da Ford, Luis Salem, 45.

Exceção
O Renault Clio Authentique é um dos poucos a fugir da regra. No ano passado, 54% eram equipados com ar-condicionado.
O gerente de marketing de produto da Renault, Alberto Neumann, 39, atribui essa porcentagem à facilidade de comercialização futura do automóvel.
"No momento da troca do carro, o proprietário também tem a opção de exigir o equipamento."


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