São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

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CARTAS

"Off-road" de vitrine
"Há pouco tempo estive em um salão do automóvel que, dentre suas poucas atrações, exibia a versão conceito "off-road" do Fox, o CrossFox, com lançamento previsto para 2004. Já viajei muito por estradas de terra do interior e tenho procurado exatamente um carro capaz de suportá-las e chegar a uma fazenda sem ter as rodas amassadas ou a suspensão destruída. Por isso, o Crossfox poderia ser uma boa opção. Mas me deparei com um carro de rodas grandes e pneus de perfil baixo. Seria uma concessão de estilo do conceito, a ser mudada na versão definitiva? A dúvida se desfez rapidamente, quando fui convidado a participar de uma pesquisa feita pela montadora. Apesar de ter mais de três páginas, nenhuma pergunta estava relacionada à capacidade "off-road" do carrinho. Nem chance de incluir alguma observação sobre a inadequação das rodas."
Álvaro Antunes (Curitiba, PR)

Resposta - A Volkswagen disse que o Crossfox, apresentado pela primeira vez no lançamento do Fox, é um carro-conceito e, por isso, traz uma série de estudos e propostas que podem não ser concretizadas. A questão da utilização dos pneus com perfil fino é uma delas. Segundo a montadora, a definição de como será o produto ainda não é uma informação pública.

Picasso sem garantia
"Tenho uma Xsara Picasso 2.0 GLX adquirida em maio de 2002. Desde o início, esse carro parece marcado. Meu veículo tem um ano e seis meses de uso, mas já deu vários problemas no ar-condicionado e no câmbio, além de diversos barulhos. Na primeira revisão, reclamei dos diversos defeitos, e alguns foram solucionados. Fiquei sem carro três dias e paguei R$ 850. Desde a primeira vez, reclamei do câmbio e da embreagem, que achava dura, mas isso não foi resolvido, até o dia em que fiquei na rua sem câmbio. Agora, cheguei aos 30 mil quilômetros e mostrei ao consultor minha lista de reclamações. Recebi um orçamento de R$ 2.500, pois disseram que a maioria dos itens não está na garantia. Além das minhas reclamações, acharam que o coxim do motor precisava ser trocado. Acho um absurdo estar passando por isso com um carro que não completou dois anos de uso."
Dimitra Moya (São Paulo, SP)

Resposta - A Citroën disse que tentou contatar a cliente, mas ela estava viajando a trabalho.

Réplica - A leitora disse à Folha que o carro foi consertado depois de ela pagar todos os serviços e peças, inclusive a buzina. "Os dois anos de garantia divulgados pela montadora não são respeitados", reclama.

Abaixo aos cinzeiros
"Quero parabenizar os fabricantes de automóveis que estão produzindo veículos sem acendedor de cigarros e cinzeiro. Carros devem ser dirigidos com as duas mãos. Fumantes inveterados afirmam que alguns deficientes físicos dirigem com uma só mão. Mas, nessa situação, o carro é adaptado, e o deficiente tem consciência da sua limitação, ao contrário do viciado em nicotina, que acha que dirige tão bem com uma ou duas mãos. Para os fumantes: não fumem em carros sem cinzeiro para não sujarem as ruas com bitucas."
Carlos Godoy (São Paulo, SP)

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