São Paulo, domingo, 18 de fevereiro de 2007

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De olho no mercado americano, Santa Fe é redesenhado

Desenhado e montado nos EUA, jipão da Hyundai fica maior e mais seguro; por R$ 160 mil, é importado para o Brasil em versão única com motor 2.7 V6

DO "NEW YORK TIMES"

É sabido que as montadoras coreanas percorreram um longo caminho desde que começaram a vender "caixas" econômicas nos Estados Unidos. A distância que a Hyundai viajou, porém, não é figurativa.
O novo Santa Fe, por exemplo, tem o logotipo da empresa sediada em Seul, mas foi americanizado. Maior que o anterior, foi desenhado na Califórnia e é montado no Alabama.
Em termos de design e performance, a segunda geração do utilitário é um passo adiante. Oferece uma terceira fila de bancos -o que tem se tornado comum até entre os utilitários compactos. Também incorpora itens de segurança encontrados só em carros mais caros.
Enquanto, nos EUA, há três versões de acabamento, com preço inicial de US$ 21 mil (R$ 44,3 mil), no Brasil, só é oferecida uma opção por R$ 160 mil. É mais que seus concorrentes Honda CR-V (R$ 123 mil) e Toyota RAV4 (R$ 134.710).
Porém o Santa Fe não vem com um motor de quatro cilindros. Ele é equipado com um propulsor 2.7 V6 (seis cilindros em "V"), o mesmo da geração anterior, mas com evoluções, como o controle variável de válvulas. Oferece 185 cv (cavalos) de potência e 28 kgfm de torque (força). O RAV4 tem 170 cv, e o CR-V gera 150 cv.
Segundo a fábrica, o Santa Fe 2.7 com câmbio automático faz 8,9 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada. O RAV4 apresentou média de 9,7 km/l.
Como é comum hoje em dia, o sistema de tração 4x4 é controlado eletronicamente e envia o torque diretamente à roda que pode ajudar a sair de um atoleiro, por exemplo. Incomum em utilitários é um bloqueio do diferencial que divide a força igualmente entre a dianteira e a traseira, uma vantagem em condições "off-road".
A Hyundai teve um compromisso incomum com a segurança. O Santa Fe tem seis airbags, incluindo os do tipo cortina que protegem as três fileiras de bancos. Há controle eletrônico de estabilidade, além de freios antitravamento com assistência à frenagem de emergência e distribuição eletrônica da força de frenagem.

Maior
Enquanto o Hyundai tem tamanho parecido com o do RAV4 e do CR-V (o comprimento é de, respectivamente, 4,50 m, 4,60 m e 4,52 m), ele tem mais espaço no interior. A terceira fila, por exemplo, é quase habitável. Partida ao meio, pode ser dobrada e formar uma superfície plana.
De um modo geral, os interiores estão ficando mais atraentes, com escolhas inteligentes de cores e texturas que dão a sensação de luxo. O novo Santa Fe incorpora vários elementos "intangíveis". Os instrumentos são simples e claros, com iluminação azul. E os controles são lógicos, assim não é preciso consultar o manual.


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