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De olho no mercado americano, Santa Fe é redesenhado
Desenhado e montado nos EUA, jipão da Hyundai fica maior e mais seguro; por R$ 160 mil, é importado para o Brasil em versão única com motor 2.7 V6
DO "NEW YORK TIMES"
É sabido que as montadoras
coreanas percorreram um longo caminho desde que começaram a vender "caixas" econômicas nos Estados Unidos. A
distância que a Hyundai viajou,
porém, não é figurativa.
O novo Santa Fe, por exemplo, tem o logotipo da empresa
sediada em Seul, mas foi americanizado. Maior que o anterior,
foi desenhado na Califórnia e é
montado no Alabama.
Em termos de design e performance, a segunda geração
do utilitário é um passo adiante. Oferece uma terceira fila de
bancos -o que tem se tornado
comum até entre os utilitários
compactos. Também incorpora
itens de segurança encontrados só em carros mais caros.
Enquanto, nos EUA, há três
versões de acabamento, com
preço inicial de US$ 21 mil (R$
44,3 mil), no Brasil, só é oferecida uma opção por R$ 160 mil.
É mais que seus concorrentes
Honda CR-V (R$ 123 mil) e Toyota RAV4 (R$ 134.710).
Porém o Santa Fe não vem
com um motor de quatro cilindros. Ele é equipado com um
propulsor 2.7 V6 (seis cilindros
em "V"), o mesmo da geração
anterior, mas com evoluções,
como o controle variável de válvulas. Oferece 185 cv (cavalos)
de potência e 28 kgfm de torque
(força). O RAV4 tem 170 cv, e o
CR-V gera 150 cv.
Segundo a fábrica, o Santa Fe
2.7 com câmbio automático faz
8,9 km/l na cidade e 11,0 km/l
na estrada. O RAV4 apresentou
média de 9,7 km/l.
Como é comum hoje em dia,
o sistema de tração 4x4 é controlado eletronicamente e envia o torque diretamente à roda
que pode ajudar a sair de um
atoleiro, por exemplo. Incomum em utilitários é um bloqueio do diferencial que divide
a força igualmente entre a dianteira e a traseira, uma vantagem em condições "off-road".
A Hyundai teve um compromisso incomum com a segurança. O Santa Fe tem seis airbags, incluindo os do tipo cortina que protegem as três fileiras
de bancos. Há controle eletrônico de estabilidade, além de
freios antitravamento com assistência à frenagem de emergência e distribuição eletrônica
da força de frenagem.
Maior
Enquanto o Hyundai tem tamanho parecido com o do
RAV4 e do CR-V (o comprimento é de, respectivamente,
4,50 m, 4,60 m e 4,52 m), ele
tem mais espaço no interior. A
terceira fila, por exemplo, é
quase habitável. Partida ao
meio, pode ser dobrada e formar uma superfície plana.
De um modo geral, os interiores estão ficando mais
atraentes, com escolhas inteligentes de cores e texturas que
dão a sensação de luxo. O novo
Santa Fe incorpora vários elementos "intangíveis". Os instrumentos são simples e claros,
com iluminação azul. E os controles são lógicos, assim não é
preciso consultar o manual.
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