São Paulo, Domingo, 18 de Abril de 1999
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CARTAS

""Comprei um Golf 1.6 em janeiro. Com poucas semanas de uso, precisei recorrer a um guincho, porque a direção do carro ficou bloqueada. Desde o dia 19 de fevereiro, a concessionária Frama não pode fazer os reparos por falta de peças, inexistentes também na montadora. Gostaria de saber se a Volkswagen não pode utilizar peça de outro carro de seu pátio e se eu tenho direito a um carro-reserva."
Jurandy Teixeira Mendes (São Paulo, SP)

Resposta
A Volkswagen disse que a peça está sendo providenciada.
Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que, depois de um mês de espera, a peça foi entregue pela montadora, e o conserto, concluído no último dia 7. Ele disse ter ficado insatisfeito e que o carro-reserva só pôde ser emprestado por dois dias.
""Tenho uma Ipanema 1.8, ano 94, a álcool. Fiquei sem combustível e, distraído, pedi ao frentista gasolina aditivada. Coloquei o combustível e, após algumas tentativas, o motor pegou. Rodei cerca de cinco quarteirões até um posto.
Quando mandei completar o tanque, percebi o engano e solicitei que colocassem álcool. Gostaria de saber o que aconteceria com o carro se eu rodasse muito tempo só com gasolina."
Luiz Rodolpho Scholz (São Paulo, SP)

Resposta
Segundo o mecânico Luiz Yoshimura, o carro rodou sem nenhum problema aparente devido ao percurso curto e porque o sistema de injeção eletrônica possui parâmetros de adaptação a situações diversas, mas não o suficiente para a troca de combustível.
Em um percurso maior ou em situações de carga para o motor, poderia ocorrer a pré-ignição (bater pino), podendo até quebrar.
""Estou recorrendo à Folha para que me ajude a resolver um problema com a concessionária Mirafiori. O plano que a revenda afirma não se tratar de um consórcio consiste em pagar 36 parcelas iguais.
O único reajuste se dá quando o preço do veículo aumenta. Também reserva ao cliente o direito de requerer o carro após o pagamento de 70% do valor do bem.
Tendo feito isso em março do ano passado, até agora não recebi nem sequer uma satisfação da concessionária e, quando a procurei para obter uma posição, fui tratada com o maior descaso.
Já procurei o serviço de atendimento da Fiat e, além das informações serem morosas e desencontradas, senti uma grande relutância em me ajudar."
Heloisa Dutra Cassone (São Paulo, SP)

Resposta
A Fiat disse que a Mirafiori efetuou a entrega dos veículos à cliente no dia 12 de fevereiro.
""Tenho uma Blazer DLX 4.3 V6, ano 97. Desde a compra do veículo, tenho reclamado à revenda Autopar que a embreagem é dura e que chega a causar dores na perna, quando é necessário fazer manobras demoradas. A única resposta que tenho é que a Blazer é uma caminhonete, e, por isso, a embreagem é tão dura."
Danilo Guimarães (Itumbiara, GO)

Resposta
A GM disse que consultou a Autopar e foi informada de que o reclamante, filho do proprietário do carro, esteve na concessionária para fazer outros serviços, mas nunca reclamou da embreagem.
""Adquiri uma Ranger 4x4, em julho, para utilizá-la no meio rural. Após vários transtornos, o carro se encontra parado na revenda Serrana por quase 30 dias, à espera de peças. Também tenho uma F-1000, que precisa de uma peça de reposição. O pedido foi feito há dois meses, mas não sou atendido."
Wilson Ashidani (São João del Rey, MG)

Resposta
A Ford disse que o seu distribuidor localizou os itens necessários e, assim que recebê-los, vai fazer os serviços de reposição.


Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido.



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