UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESEMPENHO

Modelo da Citroën é mais ágil e ruidoso que o da Honda

Condução do C3 é mais agradável que a do Fit

FREE-LANCE PARA A FOLHA
Por enquanto, Citroën C3 e Honda Fit contam apenas com uma opção de motorização. O modelo francês deve ganhar uma versão 1.4 no segundo semestre, dependendo da cotação do dólar. Apesar de a Honda não anunciar, ela pode trazer o 1.5 que é vendido no Japão -lá, o 1.4 é chamado de 1.3 por ter 1.339 cm3 de cilindrada.
Se, na hora da compra racional, o Fit leva vantagem por trazer mais equipamentos de série e melhor espaço interno, o motorista que prefere diversão ao volante vai optar pelo C3. Só o fato de ter um motor com 30 cavalos a mais que o concorrente -110 cv contra 80 cv- já lhe dá vantagem.
Além disso, as relações de marcha foram encurtadas para o mercado nacional. Mas há algo que estraga a "brincadeira". Acima do painel digital está o conta-giros. Semelhante a um dial de rádio, é difícil ver seu ponteiro, e não há a útil faixa vermelha que indica as rotações mais elevadas.
Na hora de chegar aos 100 km/h, o compacto da Citroën leva 10,88 segundos, de acordo com a aferição do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Ele é mais lento que o Peugeot 206 e mais rápido que o Renault Clio, que registraram, respectivamente, 10,41s e 11,07s.

Não são rivais diretos
Equipado com câmbio CVT, o modelo da Honda precisou de 13,43s para alcançar os 100 km/h. Obviamente, diante de tantas diferenças mecânicas, não se trata de um comparativo direto entre os dois novos carros do mercado.
No dia-a-dia, o motorista sente a lentidão das retomadas do Fit. Para passar de 80 a 120 km/h, o modelo da Honda demora 12,5s. Mas o C3 não fica tão à frente -leva 12,3s na mesma prova.
O C3 se mostrou mais ruidoso do que o Fit. A 100 km/h, o primeiro registra 69 decibéis, e o segundo, 66 decibéis. No caso do Fit, o motorista esquece os ruídos do motor porque a multiplexagem faz com que o volume aumente conforme a velocidade.
O C3 traz freio a disco nas quatro rodas, enquanto o Fit os usa na dianteira. Na traseira, eles são a tambor. As unidades testadas tinham ABS (sistema antitravamento) e EBD (controle eletrônico da força de frenagem).
O resultado foi uma frenagem eficaz. Passar de 100 km/h à imobilidade "custa" ao C3 uma distância de 63 metros. No Fit essa marca cai para 62 m. (JAA)


Texto Anterior: Ficha técnica
Próximo Texto: Cartas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.