UOL


São Paulo, domingo, 18 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clio enfim ganha versão de 2 portas

PASQUALE CIPRO NETO
COLUNISTA DA FOLHA

Finalmente chega ao Brasil o Renault Clio de duas portas, oferecido com dois motores 1.0 (8V, de 58 cavalos, e 16V, de 70 cv). Inicialmente, o compacto será vendido apenas na versão Authentique, a mais despojada da família.
Falta-lhe, por exemplo, o limpador do vidro traseiro. Em compensação, a versão de 16V vem com airbag duplo, o que os concorrentes ou não oferecem nem como opcional (caso do Volkswagen Gol) ou oferecem apenas "no papel" (caso do Fiat Palio -vá achar um com airbag!).
A versão de 8V do Clio parte de R$ 17.990. Completa (com ar-condicionado, pintura metálica e airbag duplo), custa R$ 22.010. Com esse motor, não há direção hidráulica, nem como opcional.
Na versão de 16V, a direção é opcional -e cara (R$ 1.300). Ainda assim, o Clio 16V de duas portas é mais barato do que os concorrentes similares: parte de R$ 19.690 e chega a R$ 21.690 (com direção e pintura metálica) e a R$ 24.390, se for acrescido o ar-condicionado. A versão de duas portas do Gol Highway (16V), por exemplo, custa R$ 23.407 (com direção, sem ar e sem airbag).

Bom desempenho
O propulsor (de 16V) da unidade avaliada pela Folha é bastante ágil e satisfaz até motoristas que têm preguiça de trocar as marchas, o que não é comum com esse tipo de motor. Segundo a fábrica, 90% do torque (força) está disponível a partir de 2.700 rpm. O câmbio é bem escalonado: a primeira e a segunda são curtas, o que facilita as arrancadas no trânsito urbano; a terceira é elástica.
Embora não tenha acionamento hidráulico (de série no Palio), a embreagem é macia. Os freios respondem bem às solicitações mais comuns no trânsito urbano.
As portas da nova versão obviamente são maiores, o que desloca para trás a coluna do carro. O resultado é que pessoas mais altas ganham em visibilidade lateral.
Os bancos dianteiros contam com memória de ajuste, ou seja, voltam à posição inicial depois de rebatidos para a entrada de passageiros no banco traseiro. Mesmo assim, o entra-e-sai não é tarefa das mais agradáveis. Mas quem foi que disse que todo mundo sempre viaja com gente atrás?


Texto Anterior: Ficha técnica
Próximo Texto: Compacto: C2 deve ser importado para o Brasil neste ano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.