São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

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Safra de esportivos

Aquecimento da indústria estimula a produção de carros rápidos; Audi, Fiat e Peugeot preparam suas "armas" para 2008

Marcelo Justo/Folha Imagem
Interlagos recebeu cursos de pilotagem do Uno Turbo, em 1994; agora é a vez do Punto 1.4 Turbo


FABIANO SEVERO
DA REPORTAGEM LOCAL

A receita é simples: pegue um Punto Sporting, coloque o motor do Punto Abarth italiano e pronto. Está feito o novo Punto Turbo, que a Fiat apresentou como protótipo anteontem no autódromo de Interlagos (SP).
Até o logotipo "Sporting" estava colado na tampa traseira, mas funcionários da Fiat logo o tiraram para não confundir.
Não precisa ser adivinho para descobrir que o esportivo está finalizado, só esperando o Salão de São Paulo, em outubro, para desfilar seu kit aerodinâmico e suas rodas de aro 17.
Tudo, aliás, está prontinho numa prateleira de revenda Fiat perto de você. O kit é o mesmo vendido como acessório para o Punto -há "spoilers" e saias laterais. As rodas de cinco hastes vêm do Stilo Abarth.
Esse sobrenome, porém, não será usado pela Fiat do Brasil no Punto. E não é pelo fato de a fábrica de Betim (MG) produzir apenas a versão com quatro portas -na Itália ele é oferecido também com duas-, mas por um reposicionamento da marca Abarth no grupo.
"Em 2007, a Fiat quis tornar a Abarth uma marca independente. Investiu em corridas e abriu 14 revendas próprias na Europa, o que não ocorrerá aqui", diz Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
Dessas competições vieram o motor 1.4 16V turbinado, que pode ter quatro calibragens.
A mais fraca gera 120 cv (cavalos) e equipa o Bravo e o Punto Sport na Europa. Um pequeno retrabalho na central eletrônica eleva a potência para 135 cv, como no Fiat 500 Abarth.
Lá o Punto ainda tem outras duas versões: Abarth (155 cv) e Abarth SS (180 cv). "Optamos pela de 155 cv, já que aqui há a versão Sporting, com 115 cv."
Ferreira diz que, com o ganho de potência, foi preciso enrijecer amortecedores e molas, além de aumentar o diâmetro dos discos de freio. No interior, o painel de instrumentos agora tem fundo branco.

207 GTi
Quem também está investindo em performance é a Peugeot. Além de mostrar, nesta semana, seu 207, testa um motor 2.0 16V flexível, que pode gerar até 150 cv com álcool.
A princípio, ele equipará as famílias de 307 e 407, mas está em testes no país com o 207.
O hatch, na verdade, é um misto do 206 nacional com o 207 francês. Pelas fotos, é possível notar que a frente lembra a do europeu, com faróis, logotipo e entradas de ar maiores.
Há também filetes cromados horizontais, semelhantes aos do 307 argentino vendido aqui.
Na lateral, porém, a Peugeot manteve o desenho das portas e o dos retrovisores do 206, assim como os motores 1.4 (até 82 cv) e 1.6 16V (até 113 cv).

A3
A Audi também testa seu esportivo. É o A3 duas portas com motor 1.8 TFSI, de 160 cv. A montadora não confirma e diz que, com o A3 Sportback, não faz sentido importar novamente a versão duas portas.
Na Europa, ela custa, em média, 12% a menos que o Sportback. Se chegar aqui abaixo de R$ 100 mil, será um rival para o C30, que fez as vendas da Volvo no Brasil duplicarem em 2008.


O Punto foi cedido para avaliação pela Fiat


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