São Paulo, domingo, 18 de julho de 2010

Próximo Texto | Índice

Silêncio dos inocentes

BMW X6 Hybrid roda com motor elétrico sem fazer barulho e se redime da fama de poluidor e beberrão, mas quando o motor V8 biturbo entra em ação...

Tom Kirkpatrick/Divulgação
Sem ruído, X6 Hybrid não interrompe a paz no rochedo do ‘Castelo da Cinderela’

FABIANO SEVERO
ENVIADO ESPECIAL A MUNIQUE (ALEMANHA)

Silêncio. Nenhum pio tira o sossego do BMW X6 Hybrid rumo ao castelo de Neuschwanstein, mais conhecido como "Castelo da Cinderela".
O galipão parece mágico: anda a até 60 km/h sem ruído de motor. Só há algum barulho de pneu, vento e pássaros da Bavária (Alemanha).
O calombo no capô do X6 denuncia um motor a combustão e dois elétricos.
"Full hybrid" (híbrido total) é quando motores elétricos de 67 kW e 63 kW tomam as rédeas e empurram o X6 sem uma gota de gasolina.
Silêncio. Se você estiver devagar, o sistema desliga o motor 4.4 V8 sem avisar. Só o conta-giros no zero informa que, a partir dali, freios regenerativos e baterias de níquel metálico, instaladas no assoalho do porta-malas, economizarão até 20% de combustível.
Pudera: turbinas gêmeas e 407 cv costumam beber como gente grande. Ao todo, são 485 cv, a maior potência entre híbridos de série.
Silêncio. Fazem os outros motoristas quando veem tanta força tracionar as quatro (belas) rodas de aro 20.

DESEMPENHO
Segundo a BMW, o X6 vai a 100 km/h em 5,6s. Com 2.265 kg (190 kg a mais que o X6 50i), parece pouco provável. Mas o utilitário, na volta para Munique, continua em...
Silêncio. Agora dentro da cabine. Com ou sem motor a combustão, um compressor elétrico mantém o ar ligado.
Elétrica também é a direção. Pela primeira vez, a linha X abandona a boa e velha assistência hidráulica para reduzir poluentes.
A fábrica declara consumo de 10 km/l e emissão de 231 g/km de CO2 no ciclo europeu. Polui, mas 25% a menos que o V8 biturbo "normal".
Silêncio. A BMW não diz se trará o X6 Hybrid para o Brasil. Na Alemanha, custa 108 mil, 30% a mais que o X6 50i. No Brasil, sairia por R$ 507 mil, mais caro que o X6 M.
Mesmo assim, os híbridos podem enfeitar o estande da BMW no Salão de São Paulo, em outubro. A Mercedes já abriu caminho... em silêncio.

O jornalista viajou a convite da BMW, que cedeu o X6 Hybrid para avaliação


Próximo Texto: Revenda vende Camaro sem aval da GM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.