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Adesivo fosco muda tom da carroceria
Mais barata que a tinta opaca, película custa a partir deR$ 900 e protege a lataria do automóvel contra riscos
Comum nos EUA e na Europa, envelopamento demora dois dias e pode ser aplicado em qualquer tipo de carro
CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As pinturas foscas já entraram na moda há algum tempo. Mas poucas pessoas sabem que, em muitos casos,
os carros não são pintados, e
sim "envelopados".
O termo é usado para carrocerias que recebem um
adesivo integral que faz as
vezes de tinta opaca.
As vantagens estão no menor tempo de personalização
da carroceria e no custo mais
baixo, se comparados com a
pintura sem brilho.
O envelopamento pode ser
feito em diversas cores -foscas ou não. Mas a grande
atração é o preto-fosco, também conhecido por decorar o
carro do Batman.
"Já há carros sendo fabricados com o preto-fosco, como o BMW M3 e o Ford Focus, mas ainda não são oferecidos no Brasil. Por isso o interesse pelo adesivo como
forma de personalizar o carro", afirma Paulo Surya Bento, diretor do grupo Surya.
A empresa registrou aumento de 200% no número
de envelopamentos neste
ano, em relação à 2009.
A artista plástica Claudia
Tielas, 41, diz estar satisfeita
com o adesivo preto-fosco de
sua Mitsubishi L200 Triton.
"Nas ruas, as pessoas perguntam se é pintura."
O diretor da WR Comunicação Visual, Edmilson Roberto Lorenzetti, diz que registrou um aumento de 50%
no envelopamento -antes o
serviço era feito só para identificar carros de frota.
"O adesivo protege a pintura e pode ser removido sem
danos", diz. Para vender o
carro, basta tirar a película.
Em um automóvel pequeno, como um VW Gol, o envelopamento leva um dia e custa, em média, R$ 900.
Já para um carro grande,
como um Toyota Hilux SW4,
o serviço dura dois dias e o
preço sobe para cerca de
R$ 2.000. Pintar um carro pequeno sairia por R$ 2.500.
ONDE ENCONTRAR
Surya - 0/xx/11/3751-4865
www.gruposurya.com.br
WR - 0/xx/11/2081-1780
www.wrvisual.com.br
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