São Paulo, domingo, 18 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPACTO

Urbano, carro da Renault tem menos potência e custa mais que concorrentes

Clio RN 8V compensa só na cidade

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se não fosse por sua adaptação às características do trânsito urbano, o Renault Clio RN, com motor 1.0 de 8V, teria poucas armas contra a concorrência.
Seu propulsor de 59 cv (cavalos) de potência se mostra um pouco tímido diante de outros "populares" também com oito válvulas -o Chevrolet Corsa tem 71 cv, e o Ford Fiesta, 66 cv.
Outro fator que vai contra o Clio RN é a comparação entre o seu preço e os dos demais "populares" de quatro portas sem comando multiválvulas (de, pelo menos, 16V). O Clio custa R$ 19.590. O Palio Fire, R$ 15.891, e o Chevrolet Celta, R$ 16.860.
Nas ruas de São Paulo, o carro revela qualidades. Pequeno e ágil nas manobras, facilita a vida de quem pega vias congestionadas.

Acabamento
Mas a fragilidade do motor fica evidente nas subidas, que pedem uma redução de marcha. Fora isso, o Clio anima pela versatilidade no tráfego pesado e na hora de procurar vaga para estacionar.
O painel de instrumentos, dotado de conta-giros e duplo airbag (bolsa de ar que infla em batidas), possui acabamento equilibrado, mas o extravagante tecido dos bancos destoa do conjunto.
Entre os opcionais, há ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas das portas e do porta-malas, ABS (antitravamento), toca-CDs com comandos no volante e trava automática das portas quando o carro passa dos 6 km/h. (ALADIM LOPES GONÇALVES)


Texto Anterior: Brasil e Europa perdem sintonia
Próximo Texto: Tecnologia: Compressor otimiza motores em até 50%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.