São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cruze repõe Chevrolet na briga dos sedãs médios

Novo GM quer tirar o Toyota Corolla da liderança de vendas no segmento

Substituto do Vectra traz o novo motor Ecotec 1.8 16V 'flex'; vendas começam nesta semana


DO ENVIADO ESPECIAL A DÜSSELDORF

O Cruze chega para substituir um Vectra há muito superado pelos japoneses.
Projeto global, o novo Chevrolet tem a difícil tarefa de recolocar a marca na acirrada disputa do mercado de sedãs médios.
Sucesso nos EUA e pilar da reestruturação da GM, o Cruze brigará não apenas com os líderes Toyota Corolla e Honda Civic (que muda em 2012) mas também com o estreante Hyundai Elantra, o VW Jetta e os franceses Renault Fluence e Peugeot 408.
A dianteira imponente e as linhas laterais deste Chevrolet compõem um conjunto moderno e agradável. As linhas arrojadas do painel, com a parte central destacada, deixaram o interior mais moderno que o visual externo.
Com 4,60 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,69 de entre-eixos, o novo sedã trata bem os ocupantes, mesmo os do banco traseiro.
A posição de guiar é confortável. O volante, com ajuste de altura, fica sempre à mão.

MUDANÇAS NO BRASIL
A Folha guiou o Cruze automático (seis marchas) por 200 km entre Düsseldorf e Frankfurt. O motor não respondeu como o esperado, e seu nível de ruído é elevado em velocidades médias.
O conjunto mecânico da unidade avaliada, porém, não é o mesmo da que será vendida no Brasil. Pedro Manuchakian, diretor de engenharia da Chevrolet, promete a correção desses defeitos.
O modelo testado tinha motor 1.8 a gasolina de 138 cv. O Cruze que já entrou em produção em São Caetano será um 1.8 "flex" (144 cv).
De acordo com Manuchakian, o câmbio automático do modelo brasileiro foi recalibrado para fazer as trocas de marcha mais cedo e evitar o trabalho em rotações altas. Portanto, espera-se que o Cruze brasileiro seja melhor que o dirigido na Alemanha.(RICARDO RIBEIRO)

O jornalista viajou a convite da Chevrolet, que cedeu o carro para avaliação



Texto Anterior: O maior do mundo
Próximo Texto: Preços acompanham concorrência e partem de R$ 67,9 mil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.