São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reparos mais comuns vão de R$ 15 a R$ 1.000

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para técnicos de centros automotivos, passar por lombadas de forma incorreta causa danos na suspensão do carro, tanto na parte dianteira, que recebe o maior impacto, quanto na traseira.
O gerente de operações da Precision Tune, Ricardo del Bianco, 36, estima que pelo menos 10% de seus clientes tenham problemas na suspensão do carro por conta de irregularidades nas vias.
Em certas ocasiões, o conserto do veículo pode ser bastante simples, mas tudo depende das partes atingidas no choque. No caso de uma batida no cárter que afete o motor (exigindo uma retífica), por exemplo, custa em média R$ 1.000. Já um alinhamento e balanceamento de rodas e pneus sai a partir de R$ 15.
O primeiro indício de que o veículo está com a suspensão avariada é a falta de instabilidade. Mas isso nem sempre é perceptível logo em seguida ao impacto. "Normalmente o desequilíbrio fica evidente após uma semana", explica o vendedor Antônio Cândido da Silva, 33, da Zacharias.
Para o gerente da Midas Fábio Cazarotti, 30, passar constantemente por lombadas também afeta a durabilidade da suspensão. "Quando o equipamento é submetido a esforços extremos, é claro que a sua vida útil diminui."



Texto Anterior: Saiba mais: Motorista tem duas formas de buscar direitos
Próximo Texto: "Popular": Palio Fire substitui o Young e custa R$ 14.650
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.