São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

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RETORNO

Depois de fechar fábrica no PR e 18 revendas em 2001, montadora aposta na importação de quatro novos modelos

Chrysler ressuscita com a linha 2002

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A ARAXÁ (MG)

A Chrysler quer apagar 2001 da sua história. Fechou a fábrica no Paraná, onde produzia a picape Dodge Dakota, e o número de revendas passou de 26 para 8. A estratégia para se reerguer é importar quatro novos modelos.
O brasileiro agora pode comprar os Jeep Cherokee Sport e Grand Cherokee Laredo e os Chrysler Sebring (apresentado no Salão de São Paulo de 2000) e Grand Caravan. Além disso, continuam à venda o PT Cruiser e o Grand Cherokee Limited.
Custando R$ 129.750, o Cherokee Sport é uma das maiores apostas. Linhas quadradas dão lugar a faróis, lanternas e até mesmo maçanetas internas redondos. Herda o nome (apenas na América do Norte se chama Liberty) e 10% dos antigos componentes.
O motor é um 3.7 V6 (seis cilindros em "V") de 214 cv (cavalos). Para o fora-de-estrada, tem tração reduzida -as trocas acontecem por uma alavanca no assoalho e não por um botão no painel- e pode atravessar 45 cm de água.
A outra novidade na linha "off-road" da montadora americana é a motorização do Grand Cherokee Laredo. É a mesma 2.7 diesel de 163 cv do Mercedes-Benz ML 270, que usa o sistema CRD (Common Rail Diesel). Seu preço é R$ 152.725, e a versão Limited sai por R$ 162.575.
O sedã Sebring chega às revendas depois de um ano de espera para substituir Stratus e 300M. Equipado com motor 2.7 V6 de 204 cv, seu preço é R$ 107.442.
A curvatura do teto promete aerodinâmica, mas passageiros mais altos sofrem com a falta de espaço. No porta-malas, uma alavanca fluorescente permite a abertura por dentro. Nasceu para evitar que crianças americanas fiquem presas no compartimento.
Já a minivan Grand Caravan ganhou faróis, lanternas e grade do radiador maiores e capô mais alto. O motor continua com 3.301 cm3 de cilindrada, mas a potência aumentou de 158 cv para 182 cv.


José Augusto Amorim viajou a convite da DaimlerChrysler do Brasil


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