São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

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DE VOLTA ÀS ORIGENS

Prisma chega na frente, mas não leva

Mesmo lento, Fiat Siena é melhor de dirigir e ganha no espaço interno; Prisma peca no acabamento

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Engenheiros da Toyota, pesquisando os hábitos do consumidor há alguns anos, constataram que até proprietários de carros de luxo gostam de um lugar para colocar milk-shakes comprados no "drive-thru".
Precisam enviar uma cópia desse estudo para a Chevrolet. Ainda é um mistério o que os projetistas de lá têm contra porta-copos, ausentes no Prisma. O Siena tem logo dois.
Nenhum dos sedãs, porém, é exemplo de bom acabamento. Se você quiser o Prisma, não ligue para o que os amigos vão dizer e leve sempre um tubo de hidratante para calos nas mãos.
Cortesia do excesso de plástico, com direito a volante e alavanca de câmbio ásperos e desconfortáveis -ainda que ele tenha engates mais precisos.
Também não espere um refinamento de Alfa Romeu no interior do Siena. A inspiração está só nas linhas traseiras. Ainda assim, ele tem uma aparência melhor que a do rival.
O comprimento maior ainda resulta em bom espaço entre os bancos. Deixa passageiros confortáveis e poupa os joelhos do motorista, que não batem tanto no painel, como no Prisma.
A posição de dirigir é melhor no Siena. No Prisma, assim como no Celta, o banco do motorista não está alinhado corretamente com o volante. Quem já tem o hatch se sentirá em casa guiando com o corpo torto.
Para quem não o conhece, é como a sensação de dormir no sofá e não encontrar a posição correta. A diferença é que, no Prisma, pode rolar para todos os lados que você não encontra.

Ioga
Em curvas, a suspensão do Prisma é mais firme, sem prejudicar o conforto dos passageiros. No Siena, mais uma herança do Palio: ela é mole demais. Bom para quem prefere uma direção suave, mas desagrada a quem procura estabilidade.
Quem busca status e não quer gastar muito verá no Prisma uma boa opção.
Aplique todos os ensinamentos da aula de ioga para não ter a impressão de dirigir um Celta sedã e torça para que as pessoas olhem o carro meio de lado ou pelo perfil esquerdo -assim, com olhar meio Julio Iglesias.
Por um momento, elas podem, quem sabe, pensar que você está dirigindo um Vectra.
Para ir a um casamento com mulheres desesperadas para não amassar seus vestidos longos, prefira o maior espaço interno oferecido pelo Siena. Claro, desde que a cerimônia não seja fora da cidade ou no topo da serra da Mantiqueira.
(RICARDO RIBEIRO)


Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


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