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Catalisador ruim custa até R$ 2.000
O catalisador, peça obrigatória por lei em todos os carros zero-quilômetro desde
1995, também sofre com o excesso de água e com gasolina e
álcool adulterados.
Valdecir Rebelatto, gerente
da Mastra, lembra que o proprietário nunca deve remover
o catalisador porque, além de
prejudicar a qualidade do ar,
vai alterar os ajustes estabelecidos pelo sistema de injeção
eletrônica dos carros.
Outra dica é evitar dar partida no carro no tranco. Num
veículo equipado com catalisador, isso pode derreter o
núcleo de cerâmica que filtra
as impurezas do ar do motor.
"O catalisador tem a função
de transformar os gases tóxicos em gases inofensivos à
saúde. Sua retirada provoca o
aumento direto do consumo
de combustível."
A troca do catalisador varia
de R$ 400 (carro nacional) a
R$ 2.000 (importado). O valor alto desestimula muitos
motoristas, afirma Eduardo
Abel Rodrigues, da oficina especializada Ligeirinho.
"Eles preferem tirar o miolo do catalisador ou substituí-lo por um tubo. Isso altera a
taxa de compressão do motor
e pode causar desgaste prematuro nas partes móveis."
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