São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

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Nova versão também reduz preço da anterior

Cliente faz melhor negócio com revendas em queima de estoque

Mudança de motor, como a do Linea, não influencia consumidor, mas ajuda a barganhar no momento da compra

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As mudanças de versões também reduziram o preço dos modelos anteriores em estoque, mas nem todas as ofertas são bons negócios.
O Honda Civic 2011 chegou sem grandes novidades, mas foi o suficiente para as revendas darem R$ 8.000 de desconto nos últimos Civic 2010.
Já as alterações mecânicas têm menor impacto. "A troca de um motor não desvaloriza tanto quanto uma reestilização, que é mais evidente aos olhos do consumidor", avalia José Acácio, analista de produto da Fiat.
A montadora acaba de colocar no Linea o motor E.torQ 1.8 (até 132 cv), aposentando o propulsor anterior 1.9, que sempre foi 1.8 (ou 1.832 cm3).
"A potência é a mesma, e a cilindrada não importa tanto para o cliente", diz.
O reposicionamento de produtos (troca de preço e de público-alvo) interfere.
A entrada do "aventureiro" Aircross fez a Citroën reposicionar o hatch C3, que ganhou bancos de couro, teto solar e câmbio automático. O preço caiu para R$ 37,9 mil.
Com o lançamento do Hyundai ix35, o Tucson passou a carro de entrada. Em 2007, custava R$ 79 mil, e hoje sai por R$ 61 mil.
O Fiat Palio Fire ganhou equipamentos para sobreviver ao próprio Uno. Já o Fiesta Sedan 1.6 "flex" é oferecido a R$ 35,9 mil após a chegada do New Fiesta. Outra estratégia dos fabricantes para dar um último fôlego às vendas é a criação de séries especiais.

BARGANHA
Para Ricardo Bock, professor do curso de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), novas séries atraem pela boa relação custo-benefício, ao oferecer um bom pacote de equipamentos com preço menor.
"No entanto, depois de algum tempo, elas perdem o glamour. Apenas acessórios como o ar-condicionado e a direção hidráulica valorizam o carro na revenda", alerta.
Ainda vale a "regra dos dois anos" (tempo mínimo de posse do carro antes de revendê-lo), mas o final do ano pode ser o melhor momento para comprar. Com a chegada dos modelos 2011, as revendas fazem promoções para vender os carros 2010.
"Com as lojas querendo desovar os estoques, o cliente tem margem maior para negociação", diz Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios.
Para obter um bom preço, serve a velha dica: pesquisar.
"Defina que carro quer e procure modelos similares em, pelo menos, três concorrentes. Depois, compare os preços e mostre ao vendedor a oferta do concorrente. Se ele [vendedor] não cobrir, procure outra loja", orienta.
(RICARDO RIBEIRO)


Colaborou FELIPE NÓBREGA, de São Paulo


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