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Nova versão também reduz preço da anterior
Cliente faz melhor negócio com revendas em queima de estoque
Mudança de motor, como a do Linea, não influencia consumidor, mas ajuda a barganhar no momento da compra
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As mudanças de versões
também reduziram o preço
dos modelos anteriores em
estoque, mas nem todas as
ofertas são bons negócios.
O Honda Civic 2011 chegou
sem grandes novidades, mas
foi o suficiente para as revendas darem R$ 8.000 de desconto nos últimos Civic 2010.
Já as alterações mecânicas
têm menor impacto. "A troca
de um motor não desvaloriza
tanto quanto uma reestilização, que é mais evidente aos
olhos do consumidor", avalia José Acácio, analista de
produto da Fiat.
A montadora acaba de colocar no Linea o motor E.torQ
1.8 (até 132 cv), aposentando
o propulsor anterior 1.9, que
sempre foi 1.8 (ou 1.832 cm3).
"A potência é a mesma, e a cilindrada não importa tanto
para o cliente", diz.
O reposicionamento de
produtos (troca de preço e de
público-alvo) interfere.
A entrada do "aventureiro" Aircross fez a Citroën reposicionar o hatch C3, que
ganhou bancos de couro, teto solar e câmbio automático.
O preço caiu para R$ 37,9 mil.
Com o lançamento do
Hyundai ix35, o Tucson passou a carro de entrada. Em
2007, custava R$ 79 mil, e hoje sai por R$ 61 mil.
O Fiat Palio Fire ganhou
equipamentos para sobreviver ao próprio Uno. Já o Fiesta Sedan 1.6 "flex" é oferecido a R$ 35,9 mil após a chegada do New Fiesta.
Outra estratégia dos fabricantes para dar um último fôlego às vendas é a criação de
séries especiais.
BARGANHA
Para Ricardo Bock, professor do curso de engenharia
mecânica da FEI (Fundação
Educacional Inaciana), novas séries atraem pela boa relação custo-benefício, ao oferecer um bom pacote de equipamentos com preço menor.
"No entanto, depois de algum tempo, elas perdem o
glamour. Apenas acessórios
como o ar-condicionado e a
direção hidráulica valorizam
o carro na revenda", alerta.
Ainda vale a "regra dos
dois anos" (tempo mínimo
de posse do carro antes de revendê-lo), mas o final do ano
pode ser o melhor momento
para comprar. Com a chegada dos modelos 2011, as revendas fazem promoções para vender os carros 2010.
"Com as lojas querendo
desovar os estoques, o cliente tem margem maior para
negociação", diz Alcides Leite, professor de economia da
Trevisan Escola de Negócios.
Para obter um bom preço,
serve a velha dica: pesquisar.
"Defina que carro quer e procure modelos similares em,
pelo menos, três concorrentes. Depois, compare os preços e mostre ao vendedor a
oferta do concorrente. Se ele
[vendedor] não cobrir, procure outra loja", orienta.
(RICARDO RIBEIRO)
Colaborou FELIPE NÓBREGA, de São Paulo
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