São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

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Curvas precisas

Mercedes SL 350 une conforto e estabilidade como poucos "roadsters", mas cobra caro pela sofisticação

Fotos Eduardo Anizelli/Folhapress
Ajuste fino de suspensão deixa o SL 350 quase neutro, como um SLS

TESTE FOLHA-MAUÁ
DE SÃO PAULO

Desde 1954, o dono de um Mercedes-Benz SL poderia comprar um esportivo da Porsche. Em vez disso, muitos preferiam o Mercedes.
Hoje, o "roadster" SL 350 custa R$ 370 mil, R$ 40 mil a mais que um Porsche Boxster S -este com mais apelo de esportividade.
Só que os esportivos costumam ser duros demais para os buracos de uma cidade como São Paulo. É aí que o SL se diferencia dos rivais.
A suspensão une conforto e esportividade. Em curvas, a carroceria tem comportamento neutro, sem rolagem excessiva. Isso evita que os dois ocupantes balancem de um lado a outro em curvas.
Os multibraços independentes da suspensão também sabem ser durões. É possível acelerar o carro nas curvas sem ouvir a cantoria dos pneus traseiros 285/30 R19 do kit AMG (divisão esportiva da Mercedes).

CONFORTO
Alguns engenheiros chamam de "ajuste fino de histerese das molas". Isso é o controle do quanto a mola dilata após as compressões em ondulações e curvas. Quanto menor, melhor.
Destaque também para a distribuição de massa do "roadster". O motor dianteiro e a tração traseira equilibram o peso entre os eixos quase em 50% e 50%.
O centro de massa fica mais baixo com a pequena altura do carro (apenas 1,32 m) e a posição recuada do motorista, que senta próximo ao eixo traseiro. Tudo isso contribui para maior estabilidade em curvas e retas.
O conforto também surge com o silêncio a bordo. Apesar das emendas da capota rígida (que se recolhe eletricamente em 20s), o nível de ruído dentro da cabine é baixo, se comparado com outros conversíveis de capota de lona. O próprio Mercedes E Cabrio isola menos a cabine de ruído de vento e de pneu.
Com mais de 4,5 m de comprimento e 2 m de largura, o SL tem um espaço interno razoável e um acabamento "premium". Os bancos são forrados de couro, com regulagem elétrica, aquecimento e ventilação interna. Há até massagem para as costas.


A Mercedes cedeu o SL 350 para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

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