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Curvas precisas
Mercedes SL 350 une conforto e estabilidade como poucos "roadsters", mas cobra caro pela sofisticação
Fotos Eduardo Anizelli/Folhapress
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Ajuste fino de suspensão deixa o SL 350 quase neutro, como um SLS
TESTE FOLHA-MAUÁ
DE SÃO PAULO
Desde 1954, o dono de um
Mercedes-Benz SL poderia
comprar um esportivo da
Porsche. Em vez disso, muitos preferiam o Mercedes.
Hoje, o "roadster" SL 350
custa R$ 370 mil, R$ 40 mil a
mais que um Porsche Boxster
S -este com mais apelo de
esportividade.
Só que os esportivos costumam ser duros demais para
os buracos de uma cidade como São Paulo. É aí que o SL se
diferencia dos rivais.
A suspensão une conforto
e esportividade. Em curvas, a
carroceria tem comportamento neutro, sem rolagem
excessiva. Isso evita que os
dois ocupantes balancem de
um lado a outro em curvas.
Os multibraços independentes da suspensão também sabem ser durões. É possível acelerar o carro nas curvas sem ouvir a cantoria dos
pneus traseiros 285/30 R19
do kit AMG (divisão esportiva
da Mercedes).
CONFORTO
Alguns engenheiros chamam de "ajuste fino de histerese das molas". Isso é o controle do quanto a mola dilata
após as compressões em ondulações e curvas. Quanto
menor, melhor.
Destaque também para a
distribuição de massa do
"roadster". O motor dianteiro
e a tração traseira equilibram
o peso entre os eixos quase
em 50% e 50%.
O centro de massa fica
mais baixo com a pequena
altura do carro (apenas 1,32
m) e a posição recuada do
motorista, que senta próximo ao eixo traseiro. Tudo isso contribui para maior estabilidade em curvas e retas.
O conforto também surge
com o silêncio a bordo. Apesar das emendas da capota rígida (que se recolhe eletricamente em 20s), o nível de ruído dentro da cabine é baixo,
se comparado com outros
conversíveis de capota de lona. O próprio Mercedes E Cabrio isola menos a cabine de
ruído de vento e de pneu.
Com mais de 4,5 m de comprimento e 2 m de largura, o
SL tem um espaço interno razoável e um acabamento
"premium". Os bancos são
forrados de couro, com regulagem elétrica, aquecimento
e ventilação interna. Há até
massagem para as costas.
A Mercedes cedeu o SL 350 para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br - 0/xx/11/4239-3092
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