São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2008

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Cartas

Recall do 206
"Em março, obedecendo ao recall da Peugeot, levei meu 206 à Alpes para a troca do sensor de temperatura. Em junho, porém, o carro precisou ser guinchado, pois o painel indicava temperatura alta do motor.
Fica claro, então, que a peça instalada também tinha problema, mas a revenda me cobrou R$ 176 pelo conserto.
Após contatos com a Peugeot, enviei os comprovantes dos gastos, e a revenda solicitou o número de minha conta bancária. Até hoje, não houve nenhum depósito."
Kátia Cristina Watanabe (Santo André, SP)

Resposta da Peugeot - "A Alpes regularizou a pendência."

Réplica da leitora - "Fui ressarcida do valor de R$ 176."

Espera pelo Palio
"Em novembro, fui à Paulimar comprar um Palio ELX 1.4. A revenda não o tinha em estoque e me informou que havia uma espera de até 20 dias. Resolvi esperar, e a vendedora me pediu um sinal de R$ 765,40.
O tempo de espera coincidiu com o recebimento dos impostos do veículo que eu daria na troca. A partir desse momento, houve um impasse na negociação. Retirei os meus documentos e pedi o estorno do valor do cheque, que foi compensado.
A proposta que me fizeram foi ressarcir apenas R$ 200."
Luiz Fernando Tossi Silva (Mauá, SP)

Resposta da Fiat - "Segundo a Paulimar, o valor não foi devolvido integralmente porque foi instalado um acessório pedido pelo cliente no ato da compra."

Picasso sem solução
"Em agosto, a Folha publicou uma carta minha reclamando de uma Picasso usada que comprei na Bastille. Meu carro continua com problemas.
Quando saiu da revenda, tinha defeito na roda e estava infestado de formigas. O ar-condicionado deixou de funcionar, o pisca passou a ligar sozinho, e o motor emitia um forte ruído.
Após alguns dias, um novo barulho surgiu. Primeiro disseram que era rolamento; depois, cabeçote. Até hoje, não conseguiram solucionar o defeito."
Renata Finholdt (São Paulo, SP)

Resposta da Citroën - "O veículo foi entregue em ordem, mas, como a cliente reclamou, a revenda fez novos reparos."

Réplica da leitora - "Meu carro já tinha ficado 27 dias na revenda, e ele parou na semana passada com o mesmo defeito. Deram um prazo de 20 dias."

Teste no Passat
"Há dois meses, agendei um test-drive no Passat pelo site da Volkswagen. Preenchi todos os dados solicitados, mas nem a autorizada nem a VW entraram em contato comigo. Repeti o agendamento em outras quatro concessionárias, mas também não obtive resposta. Comuniquei o ocorrido à montadora, e me responderam que eu tenho de esperar a revenda me ligar."
Renato Fornazier (São Paulo, SP)

Resposta da VW - "O test-drive foi agendado para o dia 18/10."

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