São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

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Curso afia reflexo para escapar de acidente

Pesquisa da alemã Mercedes-Benz aponta que 90% das colisões no trânsito acontecem por falha humana

DA REPORTAGEM LOCAL

Em pesquisa feita na Europa, a Mercedes-Benz constatou que 90% dos acidentes acontecem por imperícia ou imprudência de quem está dirigindo. Para tentar reduzir esse número, a marca acaba de encerrar mais uma edição de seu curso de direção defensiva no Brasil, realizado uma vez por ano. A BMW é outra montadora que oferece essas aulas no país. A proposta do curso é melhorar reflexo, habilidade e reações dos motoristas em situações de emergência. Rudi Adams, instrutor de pilotagem da Mercedes, dá algumas dicas. Para ele, a segurança começa na posição adequada de dirigir. Primeiro é preciso regular a distância das pernas. "Com o pedal de embreagem acionado, a perna esquerda deve pressionar de leve o assento. Depois, é só regular o encosto, que deve estar próximo do ângulo de 90º", diz. Se o banco estiver mal regulado, o motorista não terá forças para guinadas ou freadas de emergência. Ao volante, Adams afirma que o correto é segurá-lo na posição "15 para às três", como em um relógio. Para saber se a distância está correta, ao esticar os braços, os punhos devem alinhar-se com o topo do volante.

Na pista
O curso tem cinco exercícios. O primeiro é o "slalom", e consiste em ziguezaguear entre cones a 40 km/h para testar a habilidade. A segunda prova é a do círculo, que ensina o que fazer quando o carro sobesterça -saídas de frente- ou sobreesterça -saídas de traseira.
Na primeira situação, o correto é aliviar o acelerador e manter a direção virada no sentido da curva. Se o carro sair de traseira, deve-se manter a aceleração e girar o volante no sentido contrário ao da curva.
A frenagem é a terceira prova. Se o carro tiver freios ABS (antitravamento), pode-se pisar fundo no pedal e mudar de trajetória. Se o carro não tiver o sistema, é preciso ter sensibilidade para evitar o travamento.
As duas últimas provas simulam a entrada de um animal na estrada. Nesse caso, o mais importante é evitar movimentos bruscos e frear o quanto antes, reduzindo o tempo de parada.
(FABIANO SEVERO)


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