São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2000


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TIRA-DÚVIDAS

Saiba como usar o câmbio automático

free-lance para a Folha

Carros com câmbio automático trazem maior conforto no trânsito urbano, mas exigem cuidados para que não tragam dores de cabeça e prejuízos ao bolso.
É comum os motoristas se esquecerem de verificar o nível de óleo do câmbio automático, o que pode ser feito por intermédio de uma vareta, similar à usada para medir o nível de óleo do cárter.
De qualquer forma, o acesso é ruim, pois o compartimento está atrás do motor. Os manuais recomendam a checagem periódica desse nível, em geral com intervalos longos (a cada 20.000 km, por exemplo). Convém estar atento a esse item com uma frequência maior, pois o sistema pode ter vazamentos imprevistos.
Também se deve prestar atenção ao posicionamento da alavanca. Não é recomendado, por exemplo, mudar demasiadamente as marchas. O câmbio automático funciona melhor quanto menos for mudada a alavanca (veja acima como usar cada marcha).
Engatar o câmbio em "N" (ponto morto) em cada semáforo, por exemplo, é prejudicial. Quando isso é feito, o sistema sempre recebe um tranco, que, com o tempo, provoca desgaste prematuro dos componentes. (CM)


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