São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2011 |
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Nas nuvens Alheio a tudo e a todos, Challenger SRT8 e Camaro SS apelam para a emoção dos anos 70 e viram "big brothers" em meio a tanta mesmice
FABIANO SEVERO EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS Nem é preciso dizer que o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger param o trânsito desde o fim dos anos 60. Hoje, mais do que nunca. São carros que causam empatia imediata. Flanelinhas, executivos e donas de casa puxam assunto como se fossem seus amigos desde o Festival de Woodstock. Para piorar o furor, o Camaro amarelo com listras pretas protagonizou a releitura da série "Transformers" nos últimos anos. Ou seja, até as crianças ficam paralisadas com a cara de poucos amigos dos "muscle cars". Mas elas não sabem que, por baixo dessa roupa retrô, o Camaro SS e o Challenger SRT8 são bem diferentes. A princípio, pode-se pensar que são carros grandes, potentes, beberrões e mal levam duas pessoas com bagagem para o fim de semana. MAIS DO MESMO Para a Dodge, isso continua quase dogmático. A marca da Chrysler quis manter o mesmo apelo para aqueles que sonhavam com o Charger R/T verde-abacate e sua bendita gasolina azul. Estão lá os faróis redondos cortados no topo, a grade retangular, as faixas no capô preto e o ressalto do "scoop" (entrada de ar). Apesar de, no carro testado, ser apenas enfeite -não há compressor. Agora olhe bem para o Camaro. Do original, de 1967, sobrou só o nome e olhe lá. A GM soube dar um ar modernoso para uma linha de cintura alta e imutável. Criaram até um carro-conceito, em 2008. Dele, trocaram apenas os retrovisores externos. Por dentro, o SS saiu de um esboço futurista dos anos 70. Perguntaram: "Imagine como será o Camaro daqui a 40 anos?". Não há luxo. Só o básico -os quatro relógios no console (de água e óleo) são interpretações do velho. Já o Challenger parece que uniu o painel da Journey, o volante do 300C, a manopla em "T" da Mopar e pronto. Na pista, os "muscle cars" e seus enormes motores V8 são ainda mais dicotômicos. Próximo Texto: A 200 km/h, Dodge parece que vai voar Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |