São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A 200 km/h, Dodge parece que vai voar

Challenger tem a suspensão macia demais para suportar 425 cv; o Camaro é menos potente, mas anda mais

Dodge ainda lançará o Challenger no segundo semestre com motor Hemi maior; vai de 6.1 para 6.4 V8, de 470 cv

DE SÃO PAULO

A aparência do Dodge Challenger SRT8 sugere que, na pista, deixará o Chevrolet Camaro SS comendo poeira.
Ledo engano. Chega uma hora na vida dos pneus traseiros que eles não suportam tanta força. Perdem tração e não empurram bem o carro.
É o que acontece com o par de trás na medida 275/30 R20 do Challenger. Nas arrancadas, o motor 6.1 V8 de 425 cv despeja tanta potência que é difícil dosar o acelerador.
De 0 a 100 km/h, a melhor marca não passou de 6,3s, aponta o teste Folha-Mauá.
Já o Camaro cravou 5,8s, um ótima marca para quem tem menos potência e torque -o motor 6.2 V8 gera 406 cv.
Nesse caso, conta também o peso. O Dodge, mais comprido e alto que o Chevrolet, tem 84 kg a mais, o que o prejudica ainda em provas de retomada e de frenagem.
Resultado: o Camaro foi melhor em quase todas as medições de desempenho.
Mas isso não deve ficar assim. A Dodge avisa que o Challenger SRT8 que chegará no segundo semestre virá com outro motor -também Hemi, com câmaras de combustão hemisféricas. Trata-se de um 6.4 V8 de 470 cv.

UM QUARTO DE MILHA
Tomara que a Dodge faça algo pela suspensão. Hoje ela é macia demais para tanta potência. A 100 km/h, o Challenger começa a flutuar; a 150 km/h, é indicado aliviar o acelerador; a 200 km/h, parece que ele vai decolar.
Tomara também que o motor Hemi continue com o belo ruído das duas saídas de escape ovaladas. O som grave faz o motor do Camaro parecer o de um Gurgel BR 800.
No comportamento dinâmico, porém, o Chevrolet dá um banho. Nem parece um "muscle car" feito para acelerar em retas. Reza a lenda que esses carros nasceram nos anos 60 para acelerar entre um sinal e outro dos EUA, na medida exata de um quarto de milha (402 metros).
Verdade ou não, Camaro (R$ 185 mil) e Challenger (estimado em R$ 190 mil) estão entre os mais baratos para cruzar os 402 metros em 14s. Nesse pega, só faltou o Ford Mustang GT.(FABIANO SEVERO)

As montadoras cederam os carros para teste

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br; 0/xx/11/4239-3092


Texto Anterior: Nas nuvens
Próximo Texto: "Pony car" não é o mesmo que "muscle car"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.