São Paulo, domingo, 20 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O HIDROGÊNIO

1
De onde ele vem?

Gás incolor e inodoro, é o mais leve e o mais abundante elemento. É encontrado na água e na maioria das matérias orgânicas, geralmente ligado a outros elementos.

2
Motores o queimam?

Combustíveis como gás natural e óleo são tirados do solo e usados após processados. O hidrogênio precisa se tornar um combustível -é preciso muita energia para produzi-lo, portanto não deve ser encarado como substituto natural da gasolina.

3
Por que se interessar?

Ele é muito limpo. Carros que usam hidrogênio quase nem produzem poluição. Pelo escapamento, só sai água.

4
Como o usaremos em um veículo motorizado?

O gás comprimido é armazenado num tanque e transmitido à célula de combustível, uma pequena fábrica química que converte o gás em eletricidade, que, por sua vez, aciona um motor.
Sua forma líquida tem excelente relação energia/volume, mas exige tanques especiais porque não se liquefaz enquanto não atinge -253C.
Ele também pode ser queimado em motores de combustão interna. Já sua forma sólida exige um sistema tão pesado que atrapalha a performance.


Texto Anterior: Hidrogênio viável
Próximo Texto: Perigo: Hiperinflamável, hidrogênio tem chama incolor quase sem calor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.