São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

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peças & acessórios

Brembo se expande e ajuda a legalizar carros turbinados

Marca que equipa Ferrari e Porsche será vendida em lojas da Cofap; turbo exige freios mais eficientes

DA REPORTAGEM LOCAL

A Magneti Marelli e a Brembo fecharam um acordo para distribuir componentes importados de freios para carros de luxo, além de kits de alta performance para melhorar o desempenho na frenagem.
A Brembo é conhecida por equipar os carros de Fórmula 1 e 100% de Ferrari e Porsche que saem da linha de produção. Agora, com o acordo, a marca quer aproveitar a rede de distribuição da Cofap, que pertence à Magneti Marelli, para alavancar as vendas no Brasil.
Há mercado? Sim, diz o presidente da Brembo do Brasil, Gianfranco Panizzoli. "O mercado de luxo é abastecido por importadores independentes."
Algumas lojas da Cofap já receberam os primeiros kits para carros originais, mas ainda não dispõem de seus preços. "Em 60 dias, vamos começar a distribuir a linha de alta performance para carros de rua comuns", afirma Eliana Giannoccaro, diretora-presidente da Magneti Marelli Cofap.
Isso pode beneficiar os que instalam turbocompressores no motor do automóvel. Por lei, quando o propulsor ganha mais potência, é preciso melhorar a eficiência de frenagem.
Essa modificação permite que órgãos de inspeção credenciados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) aprovem o motor. Assim, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) dá o título de carro "modificado".
"Quando turbinei meu Astra, coloquei discos e pastilhas de freio maiores, vendidos nas revendas da Opel [marca da GM] na Alemanha", conta o comissário de bordo Felipe Guimarães, 28. Ele diz que, apesar de o pedal de freio ter ficado um pouco mais duro, o carro hoje freia em um espaço menor.
Outro recurso, menos freqüente, é substituir os tambores traseiros por freios a disco, que resistem mais à fadiga -o freio esquenta e perde eficiência. Eles são mais precisos.
O estudante Elias da Silva Junior, 23, pôs discos e pastilhas traseiros de Gol GTi 16V em sua Saveiro. Apesar de ambos serem da Volkswagen, acha "que não deu muito certo". "Quando freio com força, as rodas traseiras travam, e as dianteiras, não. A picape acaba "rebolando" de traseira e quase roda."

ABS
Silva Junior conta que até pensou em adaptar freios com ABS (antitravamento). "Tecnicamente é possível instalar, mas é inviável economicamente. Se a pessoa faz questão dele, é melhor e mais barato comprá-lo de fábrica", explica Sérgio Pinto, chefe do centro de treinamento da Bosch.
A marca é uma das principais fabricantes de freios com ABS no país e tem feito campanhas para aumentar o percentual de carros originais com ele -hoje, 11% dos veículos novos têm o sistema. Isso, em economia de escala, reduziria o preço.
Coincidência ou não, a Volkswagen e a Fiat lançaram pacotes promocionais para Polo, Golf, Stilo, Idea, Punto e família Palio zero-quilômetro. Equipá-los com ABS e airbag duplo custa cerca de R$ 2.900. Instalado, só o ABS sairia por R$ 4.000.
(FABIANO SEVERO)

ONDE ENCONTRAR
Bosch: www.bosch.com.br; 0/xx/11/2126-1950
Brembo: www.planetaperforma.com.br; 0800-0554099
Fremax: www.fremax.com/produtos/produtos.asp; 0800-474090



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