São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais potente, R 1200 GS chega por R$ 92,9 mil

Com motor de 98 cv, 15% a mais que antecessora, moto da BMW tem sensor de pista escorregadia

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde 1923, quando a BMW lançou sua primeira moto, a R 32, até hoje, quando passa a trazer para o Brasil a R 1200 GS Adventure, muita coisa mudou.
Na verdade, da primeira moto a marca só aproveitou o conceito de motor boxer -são dois cilindros deitados contrapostos e presos ao chassi, o que distribui melhor o peso.
O motor da R 1200 GS Adventure oferece 98 cv (cavalos), 15% a mais que o modelo anterior, a R 1150 GS Adventure. É mais do que um "popular": o Fiat Mille, por exemplo, tem 66 cv quando abastecido com álcool. O torque (força) da BMW agora chega a 11,7 kgfm.
Para a prática do "off-road", a suspensão tem cursos longos e deixa a moto com boa altura livre do solo. Também ajudam o fora-de-estrada os compartimentos impermeáveis para bagagem -dois laterais e outro atrás do banco do passageiro-, que somam 114 litros. O tanque de combustível da R 1200 GS Adventure comporta 33 litros, o que, segundo a montadora, gera uma autonomia em estradas de quase 500 km.
Numa moto de R$ 92,9 mil, mimos como aquecedor de punho, carenagem regulável, freios com ABS (antitravamento) e alarme antifurto não chegam a ser novidade. Novo é o sensor nas rodas que avisa se a pista está escorregadia ou até congelada. Nesse caso, no painel -com conta-giros e velocímetro analógicos-, aparece uma luz de advertência, sugerindo que o ABS seja desligado.
Segundo Andrés Fuse, gerente da divisão de motos da BMW, o primeiro lote importado da Alemanha veio com 50 motos, que devem ser vendidas até o fim do ano. "A greve da Receita Federal atrasou o lançamento em pelo menos dois meses. Ainda assim, já vendemos parte do primeiro lote", diz Fuse, sem especificar números.
Com a R 1200 GS Adventure, a marca pretende aumentar as vendas no segmento de motos de alta cilindrada para terra e asfalto. A R 1150 GS vendeu, entre 2002 e 2006, 175 unidades. O novo modelo não tem concorrente direto, já que a Triumph Tiger 955i, de mesmo porte, custa R$ 60,9 mil.


Texto Anterior: 36,7 m
Próximo Texto: Pesquisa: Carros ficam mais seguros; motoristas, não
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.