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Mais potente, R 1200 GS chega por R$ 92,9 mil
Com motor de 98 cv, 15% a mais que antecessora, moto da BMW tem sensor de pista escorregadia
DA REPORTAGEM LOCAL
Desde 1923, quando a BMW
lançou sua primeira moto, a R
32, até hoje, quando passa a trazer para o Brasil a R 1200 GS
Adventure, muita coisa mudou.
Na verdade, da primeira moto a marca só aproveitou o conceito de motor boxer -são dois
cilindros deitados contrapostos e presos ao chassi, o que distribui melhor o peso.
O motor da R 1200 GS Adventure oferece 98 cv (cavalos),
15% a mais que o modelo anterior, a R 1150 GS Adventure. É
mais do que um "popular": o
Fiat Mille, por exemplo, tem 66
cv quando abastecido com álcool. O torque (força) da BMW
agora chega a 11,7 kgfm.
Para a prática do "off-road", a
suspensão tem cursos longos e
deixa a moto com boa altura livre do solo. Também ajudam o
fora-de-estrada os compartimentos impermeáveis para bagagem -dois laterais e outro
atrás do banco do passageiro-,
que somam 114 litros. O tanque
de combustível da R 1200 GS
Adventure comporta 33 litros,
o que, segundo a montadora,
gera uma autonomia em estradas de quase 500 km.
Numa moto de R$ 92,9 mil,
mimos como aquecedor de punho, carenagem regulável,
freios com ABS (antitravamento) e alarme antifurto não chegam a ser novidade. Novo é o
sensor nas rodas que avisa se a
pista está escorregadia ou até
congelada. Nesse caso, no painel -com conta-giros e velocímetro analógicos-, aparece
uma luz de advertência, sugerindo que o ABS seja desligado.
Segundo Andrés Fuse, gerente da divisão de motos da BMW,
o primeiro lote importado da
Alemanha veio com 50 motos,
que devem ser vendidas até o
fim do ano. "A greve da Receita
Federal atrasou o lançamento
em pelo menos dois meses.
Ainda assim, já vendemos parte
do primeiro lote", diz Fuse, sem
especificar números.
Com a R 1200 GS Adventure,
a marca pretende aumentar as
vendas no segmento de motos
de alta cilindrada para terra e
asfalto. A R 1150 GS vendeu, entre 2002 e 2006, 175 unidades.
O novo modelo não tem concorrente direto, já que a
Triumph Tiger 955i, de mesmo
porte, custa R$ 60,9 mil.
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